XII Bienal Internacional de Arte Jovem Vila Verde – 2022
Atualizado em 11/11/2022Abertura: amanhã, sábado – 15h00, a antiga escola primária de Vila Verde
O Município de Vila Verde convida para a cerimónia de abertura da exposição da XII Bienal Internacional de Arte Jovem, que tem lugar este sábado, dia 12 de novembro, às 15h00, nas instalações requalificadas da antiga escola primária de Vila Verde.
A sessão, que contará com a participação da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, do diretor artístico da Bienal e os artistas premiados, inclui a visita ao conjunto de obras expostas nos diferentes espaços do edifício requalificado da antiga escola primária de Vila Verde.
Com a maior participação de sempre, a XII Bienal Internacional de Arte Jovem recebeu 194 projetos de obras de arte, apresentados por 120 concorrentes de Portugal e países como Espanha, Eslovénia, Polónia, Brasil e Angola.
Foram selecionadas 104 obras de diversas modalidades artísticas (fotografia, pintura, instalação, escultura e vídeo), da autoria de 102 artistas. Estas obras podem ser apreciadas até 16 de dezembro.
Os vencedores desta Bienal foram os trabalhos de Eva Maria Moreira Resende (“Destroying Memorie Serie”) e Laura Pinto da Mota (“Sei que muitos dias acordas e desejas estar completo/Aos Teus Pés”), que venceram, ex-aequo, o Grande Prémio da Bienal, patrocinado pelo Banco BPI.
O segundo prémio foi para “Pétalas de Luz”, de Maria Luísa Capela Rodrigues Carvalho. O Prémio Revelação, patrocinado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) para autores até aos 20 anos de idade, foi atribuído a “Sinfonia num Lugar de Tensão”, de Maria de Monserrate Ribeiro e Costa.
Aos premiados, juntam-se seis menções honrosas, para as obras de Lucas Varillas Fernández, Pedro Gramaxo, Rui Filipe Freitas Ferreira, Sally Santiago, Susana Cristina Ferreira de Carvalho, Maria Luzia Almeida Cunha de Alegre e Silva.
Na organização desta Bienal – destinada a artistas nacionais e estrangeiros até aos 35 anos de idade –, o Município de Vila Verde conta com a colaboração da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela e da Associação D’Arte – Associação de Jovens Artistas de Vila Verde, tendo ainda o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Direção Regional do Norte) e do Banco BPI como patrocinador principal.
O programa inclui ainda a exposição dos artistas convidados da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que pode ser visitada até 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal Prof Machado Vilela, em Vila Verde.
Município de Vila Verde, 2022-11-11