‘Workshop de Bordado’ conduzido pelas mãos experientes das profissionais da Cooperativa Aliança Artesanal
Updated on 18/02/2017A programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ continua a preencher a agenda cultural do concelho e da região com um leque diversificado e atrativo de iniciativas. O dia 18 de fevereiro, não foi exceção e a tarde começou com um interessante ‘Workshop de Bordado’ conduzido pelas mãos experientes das profissionais da Cooperativa Aliança Artesanal, na Quinta do Vale do Homem, em Amares.
As experientes bordadeiras da Cooperativa Aliança Artesanal continuam a engrandecer a tradição minhota ao perpetuarem a bela e delicada forma de arte do bordado dos Lenços de Namorados. Estas bordadeiras partilharam com o público as técnicas e pontos utlizados para dar vida às escritas de amor da tradição minhota, conduzindo um ‘Workshop de Bordado’ extremamente interessante.
A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pela Cooperativa Aliança Artesanal ao longo dos últimos 30 anos, que permitiram preservar, divulgar e reinventar este ícone da cultura nacional. Júlia Fernandes recordou a história dos Lenços, bordados e oferecidos pelas raparigas ‘em idade casadoira’ aos seus amados em cerimónias públicas, que saberiam se o seu amor foi ou não correspondido conforme o pretendido usasse ou não o Lenço oferecido. Uma tradição que ganhou raízes e que hoje é a “fonte de inspiração de 60 parceiros, com mais de dois mil produtos no mercado nacional e em vários mercados internacionais, que transportam a nossa tradição e a nossa identidade para a vida contemporânea”.