Home » Visitar » Cultura » Património Imaterial » Artesanato
O artesanato é considerado um processo em que predomina o trabalho manual, embora, por vezes, seja renovado através de recurso a máquinas que libertam o artesão das fases mais duras do processo produtivo. A sua produção, no entanto, nunca é em série, pois esta carateriza a técnica dos processos industrializados.
O artesanato é uma atividade em que o homem intervém com a sua imaginação e criatividade, na qual se dá primazia aos traços da cultura popular. Com uma importância económica crescente na vida das populações, a atividade artesanal é geradora de objetos de grande expressividade, beleza e utilidade, que vão de encontro à caraterísticas de um mercado cada vez mais exigente, que procura objetos personalizados com uma origem cultural específica, ligados a determinadas maneiras de pensar, sentir e agir de um povo e a certas condições materiais de existência. No concelho de Vila Verde, o artesanato é muito variado: lenço de namorados, artigos em linho, tecelagem, cestaria, miniaturas e brinquedos em madeira e instrumentos musicais. A produção cerâmica é também, uma atividade importante deste Concelho que se carateriza pela diversidade das formas e pelo seu caráter utilitário, com especial ênfase para a decoração, onde estão plasmados os motivos dos lenços de namorados.
A visita a estes locais constitui uma oportunidade não só para adquirir produtos artesanais, mas também para conhecer os espaços, o processo de produção e os próprios artesãos.
O Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica na Vila de Prado constituirá um novo polo de dinamização territorial, com espaço aberto a visitas e oficinas de trabalho e instalação de artesãos. É uma obra em curso com apoio do programa Norte2020/FEEI – Fundos Europeus Estratégicos e de Investimento.