Home » Visitar » Cultura » Apresentação
O concelho de Vila Verde, pela antiguidade e riqueza cultural, é detentor de um vasto património, traduzido nos vestígios arqueológicos, na arquitectura civil e religiosa, nos conjuntos rurais típicos, nos aspectos etnográficos da cultura popular, no artesanato, na gastronomia tradicional, na paisagem verdejante e nos rios que o atravessam.
As festas e romarias constituem uma das múltiplas expressões da religiosidade dos seus habitantes. Caracterizam-nas as manifestações religiosas e pagãs, que convivem em comunhão e se complementam. Cerca de centena e meia desses eventos festivos e religiosos ocorrem ao longo de todo o ano nas Capelas e Igrejas do concelho e revelam, por si só, a dinâmica e a religiosidade de um povo empenhado em preservar a sua herança cultural e transmitir às novas gerações formas de viver e sentir.
As feiras, de periodicidade semanal, quinzenal, mensal e anual, os eventos culturais e as várias exposições temáticas revelam o forte empenho no desenvolvimento cultural, social e económico da região. O artesanato ocupa cada vez mais um lugar de destaque no município; pela importância económica crescente, pela preservação de técnicas de fabrico ancestrais e pela inovação na concepção de outros produtos.
Os Lenços de Namorados, verdadeiros ex-libris desta terra, os artigos em linho, a tecelagem em trapos, as miniaturas e brinquedos em madeira, as cangas e jugos de bois, os instrumentos musicais, a olaria, a cerâmica pintada à mão e as peças em granito são alguns dos produtos de forte pendor artesanal. O património natural proporciona inúmeras actividades de lazer, das quais se destacam os passeios a pé, passeios de jipe, bicicleta (BTT) e caça.
Os rios Cávado e Homem apresentam excelentes condições para a prática de canoagem e pesca desportiva e existem excelentes praias fluviais nas suas margens. Ao visitar Vila Verde, conviva com as suas gentes, alojando-se no ambiente familiar, nas casas de Turismo no Espaço Rural, e aprecie os saberes e sabores da nossa gastronomia tradicional, entre elas o Pudim Abade de Priscos, do conhecido “Papa dos cozinheiros” – “Abade de Priscos”, natural da freguesia de Turiz, que ficou famoso pelos seus dotes culinários.