Vila Verde volta a voar nas asas da TAP e leva os Lenços de Namorados aos quatro cantos do planeta
Atualizado em 29/01/2016Vila Verde voa nas asas da TAP para conquistar novos horizontes
O Município de Vila Verde retomou a parceria com a transportadora aérea portuguesa, pelo que, durante o mês de fevereiro, todos os aviões da companhia vão exibir um vídeo promocional sobre o concelho de Vila Verde e a TAP vai lançar um passatempo nas redes sociais relacionado com o Mês do Romance. No dia 14 de fevereiro, os encostos de cabeça de todos os aviões com viagens de longo curso (saída de Lisboa e Porto) serão decorado com os motivos dos Lenços de Namorados, que os passageiros poderão levar para casa no final da viagem.
A ação conjunta é um dos grandes destaques da edição de 2016 da programação turístico-cultural ‘Fevereiro, Mês do Romance’, do Município de Vila Verde, apresentado ontem, 28 de fevereiro, na Sala de Conferências dos Paços do Concelho.
O mês mais romântico do ano traz consigo uma programação intensa e emotiva, com mais de sete dezenas de iniciativas inspiradas nas mensagens de amor dos Lenços dos Namorados. ‘Fevereiro, Mês do Romance’ leva-nos numa viagem pelo universo desse sentimento mágico que faz os corações palpitarem mais forte e que se rege por “razões que a própria razão desconhece”. De 29 de janeiro a 5 de março, ao longo de 39 dias, decorre uma programação alargada que promete tocar o coração dos portugueses e afirmar de forma perentória o mote ‘Vila Verde, onde o amor acontece!’.
Um programa rico e diversificado
Dos desfiles de moda aos espetáculos musicais, dos workshops às atividades desportivas, dos saraus culturais aos passeios na natureza, passando também pelo lançamento de novos produtos da marca Namorar Portugal, entre muitos outros, não faltam motivos de interesse para quem decidir visitar Vila Verde nesta altura do ano.
A edição deste ano arranca hoje, 29 de janeiro, com a abertura de uma exposição de produtos Namorar Portugal (aberta ao público durante todo o mês de fevereiro) e lançamento de três novos produtos no Posto de Turismo de Braga.
A iniciativa rainha do programa Fevereiro, Mês do Romance, volta a ser a Gala Namorar Portugal, uma noite em que figuras de renome do panorama nacional da moda, música e televisão se juntam a centenas de casais enamorados e se dirigem a Vila Verde para um serão de elegância e glamour.
A apresentação do programa esteve a cargo da vereadora da Cultura do Município de Vila Verde. Júlia Fernandes frisou que a parceria com o gigante português da aviação se afigura extremamente profícua para a promoção global do concelho e do país além fronteiras. “Esta ação conjunta, de largo alcance a nível nacional e internacional, é uma forma de promover não só vila Verde mas todo o país. De reforçar o seu potencial turístico, granjear prestígio e conhecimento, promover a nossa cultura e as nossas origens, o nosso património natural, edificado e imaterial, que são alavancas fundamentais de desenvolvimento”, afirmou, recordando que o Município mantém a parceria com a Delta, que tem cinco imagens diferentes com motivos dos Lenços de Namorados nos pacotes de açúcar, que serão agora distribuídos pelos cafés de Norte a Sul de Portugal.
Júlia Fernandes colocou em particular destaque algumas das iniciativas mais emblemáticas do Mês do Romance, como o XIII Concurso Internacional de Criadores de Moda e o VI Concurso de Acessórios de Moda, que desafiam estilistas nacionais e internacionais a criar coordenados e acessórios inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados. Nota de particular relevo ainda para o concerto de gala ‘Mês do Romance’, com a Academia de Música de Vila Verde, o Casting de Jovens Modelos, a Mostra de Talentos ‘S. Valentim’, a Meia Maratona dos Namorados e a Descida Romântica do Cávado. A vereadora concluiu lembrando que se trata de uma programação ininterrupta, com uma média de mais de dois eventos por dia, que pretende afirmar Vila Verde como a terra “Onde o amor acontece!”.
Estimular economia e turismo
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, salientou a importância da marca territorial Namorar Portugal e da programação ‘Fevereiro, Mês do romance’ para a economia do concelho do concelho e do país. Aliás, os números falam por si. Este ano há 17novas empresas, distribuídas por todo o território nacional, que se associam à marca vilaverdense, lançando novos produtos e ou linhas de produtos inspirados nos Lenços de Namorados. No total, já fazem parte da família Namorar Portugal meia centena de promotores e centenas de produtos de índole muito diversificada. “No início nós desafiávamos as empresas a juntarem-se a nós. Atualmente, já são as empresas a desafiarem-nos a aceitar os seus produtos. Esta dinâmica é fundamental para estimular a economia e a criatividade dos agentes locais e nacionais, contribuindo para o desenvolvimento do território”, afirmou o edil, acrescentando que “além de ser umincremento para a dinamização economia local, também é uma forma de combatermos a sazonalidade turística, fazendo com que em época baixa também existam motivos redobrados para se fazer turismo em Vila Verde”, referiu. António vilela concluiu lembrando que o Município de Vila Verde conseguiu unir em torno deste projeto mais de uma centena de parceiros, entre instituições, agentes turísticos, empresas e associações com projeção nacional, que dão corpo à programação mais romântica do país.
O Espaço Namorar Portugal, localizado no Centro de Dinamização Artesanal – Aliança Artesanal de Vila Verde, edifício requalificado e de grande beleza arquitetónica, assume-se como o ‘quartel-general’ de uma marca mágica, com centenas de produtos de índole diversificada que se assume como veículos de mensagens de amor, sentimentos e afetos. Também já pode Namorar Portugal em qualquer parte do planeta e sem sair do sofá, acedendo ao endereço eletrónico www.namorarportugal.pt.