Vila Verde sinaliza caminho dos Peregrinos de S. Bento da Porta Aberta
Atualizado em 10/07/2020O Município de Vila Verde já colocou no seu território a sinalética que identifica o caminho dos Peregrinos de S. Bento da Porta Aberta. O concelho de Vila Verde, nesta fase, tem dois traçados: um com inicio na Igreja Paroquial de Vila Verde, até à Ponte Nova e outro traçado com inicio em Cabanelas (entroncamento Avª do Rio e Rua Padre Joaquim Alves), até Soutelo – Ponte do Bico.
Este projeto dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Cávado e os seus 6 Municípios associados tem por objetivo valorizar, sinalizar e promover os caminhos de São Bento da Porta Aberta.
Os Caminhos de São Bento da Porta Aberta têm origem em todo o Minho, com motivação predominantemente religiosa, mas também lúdica e recebem, por ano, mais de 600 mil turistas e peregrinos de várias origens.
Um percurso de cerca de 70 km, 3 trajectos variantes, unindo 6 concelhos
O Município de Vila Verde é um dos seis integrantes deste projeto e já concluiu a sinalização do caminho secundário que começa na freguesia de Cabanelas e termina na Ponte do Bico, numa extensão de 8,8km.
Atendendo aos vários caminhos existentes na NUT III Cávado, o desafio passou por definir um caminho principal que unisse o território do Cávado, com origem em Esposende (Fão) até São Bento da Porta Aberta, num percurso de cerca de 70 km, e 3 trajectos variantes, unindo assim os 6 concelhos da NUT III Cávado.
Através do guia que foi criado e das placas que foram colocadas ao longo dos caminhos, os peregrinos terão acesso a toda a informação necessária para fazer a peregrinação em segurança e terão, assim, uma orientação simples e direta até ao Santuário.
Apresentação do Guia do Peregrino dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta
De referir que decorreu no dia 3 de julho, na Cripta de São Bento da Porta Aberta, a Apresentação do Guia do Peregrino dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta, uma sessão que contou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, em representação do Município de Vila Verde.
A apresentação contou, ainda com a presença do Presidente Manuel Tibo, Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, o Cónego Roberto Rosmaninho, Presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, o Senhor Arcebispo Dom Jorge Ortiga e o Engenheiro Luís Macedo, da CIM Cávado, na mesa de oradores.
O Guia do Caminho servirá de apoio ao peregrino e de elemento de promoção do Caminho de São Bento e do território do Cávado. Contempla uma extensão de 70km, desde Esposende até São Bento da Porta Aberta, com a orientação geográfica e a informação sobre pontos de interesse e de apoio ao peregrino. Juntamente com a sinalética, o Guia reforçará a segurança do peregrino e promoverá a qualidade da caminhada e a valorização dos caminhos e do território.
Clique AQUI para aceder ao Guia
Município de Vila Verde, 10.7.2020