VILA VERDE PROMOVE SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE – “Ciclofloresta” na EB de Gême marcou o arranque do projeto
Atualizado em 21/03/2022O Município de Vila Verde está a promover mais uma edição da Semana da Floresta Autóctone. As comemorações iniciaram hoje e decorrem até dia 25 de novembro, com uma alargada programação dedicada à preservação da floresta e das espécies autóctones. Com esta iniciativa a autarquias pretende incutir nos mais jovens e na população em geral a vontade de preservar a floresta e dar a conhecer as plantas autóctones.
Os alunos da Escola Básica e do Jardim de Infância de Gême foram os anfitriões desta primeira atividade que marcou o arranque do projeto.
A peça de teatro “O Pardalito”, inspirada no livro “O Girito e os seus amigos” explicou aos mais pequenos a importância da proteção do meio ambiente e alertou-os para os perigos das más práticas do Homem em relação ao planeta terra e em como estas influenciam o futuro das plantas e dos animais.
Em seguida, a Professora Anabela Silva da Escola Profissional de Vila Verde e algumas das suas alunas, entraram em cena e encantaram as crianças com a apresentação da música “O meu planeta”, juntamente com a mascote do Pardalito.
Esta atividade foi representada pela Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, que aproveitou para sensibilizar os alunos, dando-lhes a conhecer o projeto, afirmando que «todos devemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies autóctones.»
Sobre a organização deste programa dedicado à floresta autóctone, a vereadora focou que “A semana é dedicada à “Floresta Autóctone”, tem como objetivo sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger. Para tal irão ser realizadas ao logo desta semana (19 a 24 de novembro) um conjunto de iniciativas com o objetivo de incutir nos mais jovens a vontade de preservar a floresta, dar a conhecer as plantas autóctones mais abundantes do concelho, colocando as crianças em contacto direto com o património natural de Vila Verde.”
Concurso para selecionar “A Maior Castanha”” e “A Maior Folha de Castanheiro”
No âmbito das atividades da Semana da Floresta autóctone irá realizar-se um concurso para selecionar “A Maior Folha de Azevinho” e “A Maior Baga de Azevinho”, uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar aos alunos do concelho o contacto direto com a natureza e sensibilizar para a temática da flora autóctone, da qual este ano se destaca o Castanheiro.
Assim, convidamos o vosso órgão de comunicação social a participar e a divulgar as várias atividades da Semana da Floresta Autóctone de Vila Verde.
PROGRAMA
Semana da Floresta Autóctone
19 a 25 novembro.2018
19 a 25 nov.
Exposição “Vila Verde, para além do verde”
Casa Conhecimento/STOL – Science Through Our Lives
Local: Biblioteca de Prado- Comendador Sousa Lima
19 nov. – 10h00
“Ciclofloresta”, com a participação dos alunos da EPATV
Local: EB/JI de Gême
19 nov. – 14h00
Ação de sensibilização “Espécies invasoras: como as reconhecer e combater”
Francisco Núñez – Universidade de Coimbra
Participação da Escola Secundária de Vila Verde
Local: Rio da Ponte, Loureira
20 nov. – 10h00
Demonstração de meios de prevenção e combate a incêndios florestais
Local: EB Turiz
21 nov. – 09h30
Programa 5 ao dia
EB Nº 1 de Prado (2 turmas – 4º ano)
Local: Mercado abastecedor de Braga
22 nov. – 10h00
Libertação de uma espécie de animal autóctone
Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do PNPG
Local: EB de Freiriz
23 nov. – 10h00
Dia da Floresta Autóctone – Ação de Reflorestação
Participação da EB Atães e Casa do Povo de Pico de Regalados
Local: Pico de Regalados
24 nov. – 08h30
Caminhada Ambiental “Vale da Cabra e margens do Rio Homem”
Concentração junto à Câmara Municipal
25 nov. – 08h30
Caminhada “Trilho Aboim da Nóbrega a Vade”
Concentração no Parque de Campismo – Aboim da Nóbrega
CONCURSO
“A Maior Castanha” e “A Maior Folha de Castanheiro”
Destina-se à população Escolar do Jardim de Infância e 1º ciclo do concelho
23/24/25 nov.
FIM-DE-SEMANA GASTRONÓMICO
“VILA VERDE, CAPITAL DO PICA NO CHÃO”