Vila Verde “perpetua” João Lobo “numa das avenidas mais nobres do concelho”
Atualizado em 16/10/2023Inauguração da Avenida Dr. João Lobo perpetua “legado extraordinário de um homem bom”
Uma das avenidas “mais nobres do concelho de Vila Verde” presta agora homenagem a João Lobo, falecido jurista, escritor, professor, deputado e presidente da Assembleia Municipal.
“É um marco no compromisso de continuarmos a manter viva a memória de um homem bom e perpetuar um legado único e extraordinário de um dos maiores vultos da história do concelho”, afirmou hoje a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, na cerimónia de inauguração da Avenida Dr. João Lobo.
Perante a esposa e familiares, amigos e representantes de instituições ligadas à vida e obra de João Lobo, foi também descerrado um memorial ao homenageado, com os traços do rosto desenhados numa placa em aço corten e que está centrado na rotunda da avenida que liga a Escola Secundária ao Centro Escolar de Vila Verde.
Justificando a escolha do Município para perpetuar o nome de João Lobo na toponímia local, Júlia Rodrigues Fernandes destacou que “esta é uma avenida de grande beleza e inclusiva, liga dois polos de ensino de referência no concelho e veio rasgar estas terras, abrindo novos horizontes de desenvolvimento e de ligação do centro urbano à envolvente rural”.
“João Lobo foi um homem de sabedoria extraordinária, de conhecimento acima da média, que deu muito de si aos outros, com um amor inabalável à sua terra e um grande contributo para o engrandecimento do concelho de Vila Verde”, sustentou ainda a presidente da Câmara.
A autarca agradeceu a colaboração de todos que ajudaram a concretizar a nova avenida, que começou a ser aberta no mandato do ex-presidente da Câmara António Vilela e que contou com apoio de fundos europeus do programa Norte 2020.
Na cerimónia realizada no dia em que se assinala os 72 anos do nascimento de João Lobo, o presidente da Junta da Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Faria, agradeceu e deu os parabéns ao Município pela decisão de perpetuar ali o nome de um referencial da vida pública vilaverdense.
Em representação da família do homenageado, o filho João Lobo enalteceu a forma encontrada pela Câmara Municipal para perpetuar e valorizar o legado do pai, de quem recordou uma intervenção onde invocava a história e a identidade do concelho de Vila Verde como elementos que fortalecem a construção do seu presente e futuro.
O presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde, Carlos Arantes, – ausente por motivos profissionais –, não quis deixar de assinalar o momento “muito especial de homenagem ao nosso saudoso João Lobo”, enviando uma mensagem de cumprimento à família e de agradecimento pelo seu legado, “que nunca será esquecido”.
“Qualquer que seja a homenagem que possamos fazer a um Homem da estirpe do nosso Vilaverdense João Lobo, nada preencherá a saudade do seu encanto, do seu companheirismo, da sua lealdade, amizade, sabedoria e, acima de tudo, da sua entrega à vida”, referiu Carlos Arantes na sua mensagem.
João Lobo
Nascido a 14 de Outubro de 1951, em Santa Maria de Mós, concelho de Vila Verde, João Lobo foi detentor de um vasto currículo e reconhecido pelo prestigiado trabalho que desempenhou no campo jurídico, literário, político, social e cultural, com um contributo inestimável pelo engrandecimento do concelho de Vila Verde. Faleceu a 17 de dezembro de 2021, momentos depois de intervir numa cerimónia pública realizada na Biblioteca Municipal Prof Machado Vilela.
João Lobo foi autor de um vasto legado. Homem de causas e valores, reputado causídico e deputado à Assembleia da República, foi simultaneamente homem de grande cultura, sempre alinhado com os princípios da dignidade e do humanismo.
João Lobo destacou-se na área da advocacia e na atividade literária, sendo autor de várias obras.
Foi o digníssimo presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Vila Verde, durante 17 anos, com um trabalho notável e ainda hoje destacado como referencial.
Foi autor de várias obras publicadas de natureza jurídica e literária. A sua última obra, “O Livro de Elisa”, dedicado à sua neta, foi apresentada como uma obra de herança de conhecimento do mundo, de conversas inacabadas que a palavra escrita perpetuará.
João Lobo é reconhecido como uma das personalidades mais notáveis de Vila Verde, que deixa um legado extraordinário.
Município de Vila Verde, 2023/10/14