VILA VERDE ENCERRA MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA COM FORMAÇÃO DE “LAÇO HUMANO”
Updated on 30/04/2019De forma a encerrar as atividades da ação de sensibilização “Abril, mês da prevenção contra os maus tratos infantis e juvenis”, a CPCJ de Vila Verde, em parceria com o Município de Vila Verde e a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), formaram, esta tarde, um “Laço Humano”, na Praça de Santo António.
Cerca de duzentas pessoas abraçaram a causa e vestiram, literalmente, a camisola azul, com o objetivo de manifestarem o seu protesto contra os maus tratos na infância, uma iniciativa que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, que se fez acompanhar pelo executivo municipal, pelos colaboradores do Município de Vila Verde, pelos colaboradores da CPCJ de Vila Verde e pelos alunos e professores da EPATV. .
A iniciativa constituiu, uma vez mais, um alerta para um conjunto de atos indevidos cometidos contra as crianças e jovens.
À semelhança do que acontece no território nacional e internacional, no mês de abril, em que se assinala a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Verde, em parceria com o Município de Vila Verde, a Rede Social, a Unidade de Saúde local, as Escolas, a Junta de Freguesia local e a Casa do Conhecimento, promoveu um conjunto de atividades de sensibilização e de alerta no sentido do envolvimento comunitário na prevenção, mas também na deteção e na sinalização de maus tratos a crianças e jovens.
Assim sendo, no âmbito desta iniciativa, o concelho de Vila Verde esteve “vestido de azul”, durante todo o mês de abril.
Desde o painel junto ao edifício do Município de Vila Verde, onde foi possível colocar laços durante todo o mês, às palestras sobre a temática, às caminhadas e às atividades onde os alunos das Férias+Iguais tiveram a oportunidade de participar, foram várias as iniciativas que compuseram esta longa e importante ação de sensibilização.
A grande meta de todas estas ações foi sempre a mesma, a indignação, de forma simbólica, contra todo o tipo de maus tratos infligidos contra crianças e jovens.
Município de Vila Verde, 30.4.2019