Vila Verde aderiu ao projeto ‘Pimpolho’ de prevenção da ambliopia
Updated on 21/03/2022Realizou-se ontem, 15 de setembro de 2016, no Hospital Escala Braga, a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração, entre o Município de Vila Verde e o Hospital Escala Braga, no âmbito da prestação de avaliações oftalmológicos da ambliopia, aos alunos das Escolas do Município de Vila Verde com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, procedeu à assinatura do referido protocolo e referiu “Depois de termos avançado com aplicação gratuita da vacina contra Pneumococo e centenas de crianças vilaverdenses terem beneficiado do programa da Câmara Municipal de Vila Verde de aplicação da vacina, avançamos agora com mais esta medida, que se revela da maior importância para prevenir doenças que afetam com frequência a população, especialmente as nossas crianças e jovens, motivo porque o Município de Vila Verde decidiu fazer um esforço financeiro acrescido para a oferecer a todas as famílias vilaverdenses.”
Segundo a responsável pelo projeto “Pimpolho”, Dr. Sandra Guimarães, oftalmologista no Hospital de Braga, a ambliopia é uma doença exclusiva da infância e apenas tratável nesta faixa etária. O sucesso do tratamento da ambliopia pode atingir quase 100%. O não tratamento na idade pediátrica acarreta cegueira, baixa visão, ou visão subnormal, não passível de ser corrigida para o resto da vida, isto é, mesmo com posteriores cirurgias, correção ótica ou outros tratamentos, essa criança ficará para sempre sem visão normal.
“Trata-se de um rastreio oftalmológico realizado a crianças entre os 3 e 4 anos de idade, para despistar ambliopia , uma doença silenciosa e de difícil deteção pela família. Assim, este rastreio vai permitir às crianças uma deslocação ao hospital de Braga, em ambiente descontraído, em formato de “passeio escolar” evitando o acompanhamento dos pais, sem perdas de tempo e de trabalho, diminuindo, assim, custos relevantes para as famílias e para a sociedade”, referiu a médica Dr. Sandra Guimarães.
Vila Verde aderiu ao projeto O ‘Pimpolho’, de prevenção da ambliopia, desenvolvido desde 2014 por iniciativa do Hospital de Braga e do Município de Braga. Juntam-se também os concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras de Bouro.
Este foi o primeiro projeto em Portugal a rastrear a ambliopia com uma única consulta em crianças com idades entre os 3 e os 4 anos. «Nos últimos dois anos, cerca de duas mil crianças dos Jardins de Infância do Concelho de Braga foram abrangidas por este projeto de deteção precoce da ambliopia, permitindo concluir que em cada 20 crianças, uma tem ambliopia», avança o organismo promotor.
A partir do mês de Outubro o projeto será alargado a mais cinco concelhos e irá abranger 1.600 crianças por ano.