Vila Verde acolheu formação sobre boas práticas em contexto de visitas domiciliárias
Atualizado em 13/05/2019Vila Verde acolheu, nos passados dias 9 e 10 de maio, uma ação de formação que possibilitou a aquisição de conhecimentos sobre boas práticas e procedimentos em contexto de visitas domiciliárias, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao utente.
A ação teve lugar A Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela e foi promovida pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Braga com a colaboração do Município de Vila Verde e contou com a participação de dezoito técnicos/as e diretores/as técnicos/as de Instituições particulares de solidariedade social, com respostas sociais no âmbito do envelhecimento e da deficiência.
A formação afigurou-se simultaneamente teórica e prática, o que fomentou a participação e a partilha de conhecimentos e de experiências profissionais entre os participantes.
Os conteúdos, ministrados pela formadora Filipa Barreiros, incidiram na importância, desafios e potencialidades das visitas domiciliárias, na caracterização e perfis dos cuidadores Informais, nas estratégias de comunicação e gestão do stress no âmbito da prestação de cuidados no domicílio, nas boas práticas na relação com utentes e cuidadores informais e nos aspetos a ter em conta nas fases do planeamento, execução e avaliação das visitas domiciliárias.
Município de Vila Verde, 13.5.2019