VILA DE PRADO NO TOPO DO MUNDO – Cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Maratona em Canoagem
Atualizado em 06/09/2018A Vila de Prado está no topo do Mundo por estes dias e assume-se, em absoluto, como uma das capitais mundiais da canoagem. «Prepararam um evento de 1ª classe para esta grande competição», referiu Thomas Konietzko, vice-presidente da Internacional Canoe Federation (ICF), que não escondeu a sua boa impressão durante a cerimónia oficial de abertura do Campeonato do Mundo de Maratona em Canoagem-Vila de Prado 2018.
«Quisemos demonstrar que estamos preparados para os grandes desafios e o que hoje se vê é a prova de que, unidos e a remar para o mesmo lado, conseguimos superar os grandes desafios», acabou por assinalar o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela. Mostrou igualmente a sua convicção de que «a Vila de Prado e Vila Verde saberão estar à altura de mais este grande desafio».
Foi com grande alegria, forte participação popular, muito entusiasmo e um envolvimento «muito único e especial dos pradenses» que decorreu a cerimónia de abertura da «terceira grande competição internacional na Vila de Prado.
Os ranchos folclóricos da Vila de Prado e a fanfarra pradense deram brilho ao acto, mais iluminado pela forma entusiasta como os pradenses e as 38 equipas participantes na competição se envolveram na iniciativa.
De entre os trinta e oito estandartes participantes no desfile do Largo de S. Sebastião à praia do Faial o atleta português José Ramalho foi aplaudido com forte emoção. De resto, é um dos principais candidatos a uma medalha de ouro na prova da competição.
VILA VERDE AGRADECE «CONFIANÇA» E «APOIO DE TODOS»
«Este é um momento importante para Portugal, para a Vila de Prado e para Vila Verde, mas – antes de mais – agradecemos a confiança depositada em nós», deu conta o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, que quis deixar uma palavra «especial» para a Federação Portuguesa de Canoagem, aos voluntários e «ao grande povo de Prado, pelo apoio e envolvimento. E ao Clube Náutico de Prado, um clube de campeões e um importante dinamizador da nossa terra e promotor da Vila de Prado e de Vila Verde além-fronteiras».
PORTUGAL – Capital Mundial da Canoagem em 2018
Depois da Taça do Mundo de Maratona, em Maio último (Viana do Castelo), do Campeonato do Mundo de Velocidade, em Agosto (Motemor-o-Novo), agora é a vez da Vila de Prado figurar «no mapa mundial da modalidade «Esta vai ser uma das maiores e melhores provas de sempre da canoagem mundial», referiu o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, convicto de que «a Vila de Prado é já uma referência internacional».
Deixou claro que «Portugal é, em 2018, claramente, a capital mundial da Canoagem».
E, mais uma vez, quis nomear «a Vila de Prado como a única no País que tem um monumento dedicado à canoagem. Aliás, é a única que já recebeu três grandes provas internacionais».
VILA DE PRADO «ORGULHOSA»
Durante a cerimónia, o presidente da junta da vila de Prado, Albano Bastos, referiu o «orgulho para Prado e para os padenses em receber mais esta grande competição internacional. Sejam bem-vindos. Sintam-se em casa. Estamos cá para vos receber bem!».
Município de Vila Verde, 05.09.2018
GALERIA FOTOGRÁFICA