VILA DE PRADO NO CENTRO DO MUNDO DE 28 A 31 DE JULHO – Está tudo a postos para acolher «a maior Taça do Mundo de Maratona em Canoagem de sempre»
Updated on 26/07/2016«Mesmo sem começar, já é a maior Taça do Mundo de sempre, em números de Países participantes e em atletas. E, a três dias do arranque oficial, está todo pronto». A revelação foi feita, esta tarde, durante a Conferência de Imprensa que antecipa a prova, competição que decorre de sexta-feira a domingo (29 a 31 de Julho), naquela zona fluvial do Faial, na vila de Prado, nas margens do Cávado. Estão confirmadas as presenças de mais de 500 atletas, em representação de 22 Países, a que se junta uma delegação da China (organizador da competição em 2017), numa competição com a chancela da Federação Internacional de Canoagem (IFC), com co-organização da Federação Portuguesa de Canoagem, do Município de Vila Verde e do Clube Náutico de Prado.
«Depois de, em 2013, termos tido a melhor organização de sempre de um Campeonato da Europa, vamos ter, em 2016, a melhor Taça do Mundo de Canoagem de sempre». Foi neste tom que o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, José Sousa, antecipou a prova que vai «projectar o nome da Vila de Prado e de Vila Verde nos quatro cantos do Mundo», reforçou o presidente da Câmara Municipal, António Vilela. Aliás, o autarca está convicto que «esta prova, a antecâmara para o Campeonato do Mundo de 2018 (também em Prado), vai colocar a Vila de Prado como uma das capitais mundiais da Canoagem».
Foi com positividade e ambição que os responsáveis pelos organismos intervenientes lançaram os dados finais para a competição.
«Assinalo o envolvimento da Federação Portuguesa de Canoagem, do Clube Náutico de Prado e até da Junta de Freguesias no sentido de darem o seu melhor para que tudo corra na perfeição», destacou o edil vilaverdense. Na sua óptica, «há que valorizar o esforço de todos e a forma empenhada como se envolveram».
TUDO PRONTO COM “PRECISÃO SUÍÇA”
Com a vertente logística já no terreno, «amanhã fica concluída a montagem do grosso da estrutura (tendas e todos os materiais promocionais», o vereador da tutela do Município de Vila Verde, Patrício Araújo, foi claro: «trabalhamos com tempo, conseguimos ter tudo pronto amanhã (terça-feira). O que equivale a dizer que foi um processo realizado com precisão suíça. Se quiséssemos arrancar amanhã já o faríamos».
Passos que só foram possíveis «graças à forma competente como a Câmara assumiu o processo, ao apoio incondicional da Federação Portuguesa de Canoagem e do Clube Náutico de Prado, mesmo da Junta da Vila de Prado, que tratou das questões de limpeza das ruas e outros aspectos de acolhimento».
Aliás, o Clube Náutico de Prado e a Junta da Vila de Prado – através dos seus presidentes, Horácio Lima e Paulo Gomes, respectivamente – destacaram «as sinergias» colocadas na preparação da competição. «Estamos prontos para acolher bem e com muita dignidade as delegações e visitantes», vincou o autarca pradense, Paulo Gomes.
À margem, o Clube Náutico de Prado reuniu mais de 70 voluntários, que darão o apoio directo à realização da prova e de todo o programa de animação.
Refira-se ainda que já se encontram na Vila de Prado atletas espanhóis, colombianos, portugueses e da Sérvia.
ANIMAÇÃO: Cerimónia de Abertura a 28 de Julho (17h30)
No sentido de A Câmara Municipal de Vila Verde preparou um programa de animação social para a Taça do Mundo de Maratonas de Canoagem.
No dia anterior ao início da prova, a 28 de Julho, o Largo de São Sebastião acolhe, a partir das 17h30, a cerimónia de abertura, com o desfile dos países participantes até ao Centro Náutico de Prado.
Às 18h30, já na Praia do Faial, decorre a cerimónia do hastear da bandeira nacional e terão lugar as intervenções das entidades organizadoras. A animação fica a cargo dos Ranchos Folclóricos da Vila de Prado e da Casa do Povo. Às 19h00, será hasteada a bandeira da Federação Internacional de Canoagem.
ARTISTAS LOCAIS
No dia seguinte, em que as provas iniciam às 14h00, a noite (21h30) será dedicada ao fado, com as actuações de Teresa Baixo e Isa de Castro, numa aposta claramente voltada para artistas locais.
A sexta-feira encerra com fogo-de-artifício piromusical no Rio Cávado.
No sábado à noite, actuam Margarida Rocha e Miguel Oliveira, pelas 22h00, repetindo-se depois a sessão de fogo-de-artifício.
A competição termina no domingo, com as competições de longas distâncias. O encerramento acontece às 17h00.
“PRATA DA CASA!
«Apostamos na “prata da casa”, nos talentos locais, de forma a projectar um pouco dos outros valores da Vila de Prado e do concelho de Vila Verde», assinala o Vereador do Desporto, Patrício Araújo. Este está certo de que «com uma competição de nível mundial, com um enquadramento natural de rara beleza, a juntar a um programa de animação de elevado nível, preparado e exibido pelas nossa gentes, estão reunidas condições para quatro dias de promoção e valorização do nosso território a nível regional, nacional e internacional».
MONUMENTO AO CANOÍSTA
O Monumento ao Canoísta será apenas oficialmente inaugurado por altura da partida do atleta olímpico do CN Prado Hélder Silva, que vai rumo ao “Rio” com aspiração de trazer uma medalha para Portugal e para Vila Verde. A data «ainda não está definida», mas o monumento já estará instalado entre amanhã e quarta-feira, numa das principais rotundas de entrada/saída da Vila de Prado (Variante do Cávado).