Vila de Prado apresenta-se com face urbana renovada
Atualizado em 01/08/2022Município de Vila Verde inaugurou hoje a requalificação de Largo Antunes Lima, Praça Comendador Sousa Lima e zonas envolventes
O Município de Vila Verde inaugurou hoje a requalificação de espaços urbanos na Vila de Prado. As intervenções abrangeram o Largo Antunes Lima, a Praça Comendador Sousa Lima e zonas envolventes, incluindo na margem do rio Cávado junto à antiga ponte.
“É um conjunto de obras que se insere na estratégia municipal de proporcionar às nossas freguesias novas centralidades, tendo em vista promover o desenvolvimento local e a atratividade social e económica de todo o território concelhio”, explicou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes.
Numa cerimónia que contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia, Albano Bastos, e do pároco local, João Correia, assim como de todos os elementos do executivo camarário, Júlia Fernandes apontou ao impacto positivo das obras que dão agora “uma renovada face urbana à Vila de Prado”.
O investimento global nestas intervenções urbanas na Vila de Prado ascendeu a mais de 1,2 milhões de euros, com recurso a financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do programa operacional regional Norte 2020.
Os trabalhos tiveram em consideração a importância histórica dos espaços, designadamente junto à Casa da Botica e à Ponte Filipina sobre o Cávado, exigindo redobrados cuidados e processos de autorizações mais complexos.
A presidente da Câmara salvaguardou, no entanto, que, “com persistência e grande vontade de alavancar o progresso, foi possível concretizar este ambicioso plano de regeneração urbana”, agradecendo também o contributo dos arquitetos Sá Machado e António Nogueira e equipa de funcionários do Município.
A autarca assumiu ainda a determinação em construir uma passagem pedonal de ligação entre a ponte e o Faial, obra pendente de pareceres de entidades externas.
Às obras hoje inauguradas, juntam-se a requalificação da praia fluvial do Faial e da Escola Básica, entre outras. Uma estratégia de desenvolvimento que se estende a todo o concelho, onde estão em curso investimentos na ampliação e modernização das infraestruturas de abastecimento público de água e de saneamento, nas vias de comunicação, nas zonas de acolhimento empresarial, nos equipamentos de desporto e de lazer, na educação e no dinamismo cultural, entre outros.
“No dia a dia, trabalhamos, com grande afinco, em parceria com as Juntas de Freguesia, com as instituições, associações, com o setor empresarial e todos os atores locais. O objetivo é elevarmos cada vez mais alto a fasquia do desenvolvimento e do bem-estar da população d o concelho. Todas as 33 freguesias e uniões de freguesia do concelho vão contar com esta grande motivação e dedicação”, assegurou Júlia Fernandes.
A cerimónia de inaugurações hoje em Prado contou com a animação do cantor pradense Rogério Braga e do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado.
O presidente da Junta de Freguesia de Prado fez questão de manifestar a “satisfação” pelas obras concretizadas, aproveitando para fazer um apelo ao civismo e à responsabilidade de todos na preservação dos espaços. O autarca lamentou situações “inadmissíveis”, como atos de vandalismo e também o roubo de plantas dos jardins públicos.
O impacto da requalificação urbana para a dinâmica social e económica foi também sublinhado pelo vereador Patrício Araújo, enaltecendo a qualidade das intervenções, que maior “dignidade à sala de visitas e porta de entrada na Vila de Prado e no concelho de Vila Verde”.
Município de Vila Verde, 2022-07-30
GALERIA FOTOGRÁFICA