Valbom S. Martinho inaugurou Largo da Igreja requalificado mais acolhedor e funcional
Updated on 22/08/2022União de esforços permitiu concluir obra que valoriza património e vida comunitária
A comunidade de Valbom S. Martinho, no norte do concelho de Vila Verde, inaugurou na tarde deste sábado a requalificação do Largo da Igreja Paroquial e a casa mortuária. Na cerimónia destacou-se a importância do trabalho em cooperação entre diferentes instituições e a população para o desenvolvimento mais sustentado de todo o território concelhio.
Integrado na União de Freguesias de Valbom S. Pedro, Passô e Valbom S. Martinho, o renovado espaço é acolhido pela população como o seu grande centro cívico, que se apresenta agora mais atrativo e funcional, reforçando as condições para a valorização do património local e a dinamização da vida comunitária.
“Quando nos unimos e remamos todos para o mesmo lado, é possível concretizar grandes obras, que servem e são importantes para todos”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, numa cerimónia que mobilizou a população local.
Enaltecendo o facto de Vila Verde ser um concelho que investiu na dignificação das zonas envolventes das igrejas nas suas freguesias, a autarca sublinhou o impacto destes espaços na vida das pessoas, a nível social e comunitário.
“É aqui que tudo começa: casamos, batizamos os nossos filhos, fazemos os sacramentos, celebramos as missas e também nos despedimos dos nossos”, frisou Júlia Fernandes.
O pároco, padre Almerindo Costa procedeu à bênção dos novos espaços, referindo-se de forma especial à casa mortuária que – juntamente com a área envolvente, que inclui zona de estacionamento – traz “dignidade ao momento de despedida dos irmãos que partem”.
“É um local que lembra a Ressurreição de Cristo e que seja também lugar de esperança e de fé, permitindo que possamos estar em solidariedade com os amigos e familiares dos que partem”, partilhou o sacerdote, agradecendo “a todos os que colaboraram para que isto fosse possível, nomeadamente a Câmara Municipal, a Junta da União de Freguesias e a população”.
Na cerimónia foi sublinhado o papel do anterior pároco local, padre António Marques, e dos ex-presidentes de Junta e da Câmara Municipal, Joaquim Martins e António Vilela. Os dois ex-autarcas foram agraciados com uma salva entregue pelo presidente da Junta da União de Freguesias de Valbom S. Pedro, Passô e Valbom S. Martinho, António Fonseca.
“Esta casa mortuária deve-se a todos vós”, elogiou Júlia Fernandes, destacando a união de esforços da Câmara e da Junta e aproveitando para agradecer “o contributo do povo”.
A presidente da Câmara assegurou que o Município vai continuar “atento às necessidades de cada freguesia e a trabalhar em conjunto com as instituições, os autarcas e as populações, para fazer o que é preciso e dar resposta aos anseios da população”.
“Estamos aqui para servir, dando sempre o máximo e o nosso melhor. O objetivo é que todos posam viver felizes na terra onde nasceram e gostam de estar com os amigos e as suas famílias”, vincou Júlia Fernandes, numa cerimónia que encerrou com convívio popular.