Universidade do Minho partilha 50 anos de missão com a população de Vila Verde
Atualizado em 09/10/2024Exposição itinerante “Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento” patente na Praça do Município
A Universidade do Minho está a “partilhar com a população” de Vila Verde o trabalho desenvolvido a favor da educação e do conhecimento, com uma exposição sobre os 50 anos da instituição onde procura reforçar os laços com o território.
Em espaço aberto na Praça do Município em Vila Verde, a exposição itinerante “Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento” ilustra a diversidade e a abrangência da missão da instituição de ensino superior, incorporando as suas 12 unidades de ensino e investigação.
Na abertura da exposição, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, e o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, salientaram a importância da iniciativa que, além de assinalar o cinquentenário, destaca o impacto da universidade no progresso social e no desenvolvimento da região.
“É uma forma de prestarmos contas, de darmos a conhecer e partilhar o que fazemos, no cumprimento da nossa missão educativa, de investigação e de transferência de conhecimento”, explicou o reitor da UMinho, a propósito da exposição, que até fevereiro de 2025 vai percorrer vários concelhos onde a universidade tem implantação.
A presidente da Câmara Municipal destacou o impacto da Universidade do Minho na formação superior dos jovens do concelho e a relação da instituição com a Casa do Conhecimento de Vila Verde, numa “cooperação ao serviço da população e que promove o conhecimento acessível para todos”.
A exposição dos 50 anos da UMinho integra as suas Escolas de Arquitetura, Arte e Design; Ciências; Direito; Economia e Gestão; Engenharia; Letras, Artes e Ciências Humanas; Medicina; Psicologia; Enfermagem, e os Institutos de Ciências Sociais, de Educação e I3B’s.
Rede Casas do conhecimento os ’50 anos’ da Universidade no território
No seguimento da abertura da mostra itinerante, a Casa do Conhecimento de Vila Verde acolheu o debate “Universidade, Território e 50 Anos”, que contou com a participação da autarca Júlia Rodrigues Fernandes e do reitor Vieira de Castro, assim como do presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da UMinho, João Cardoso Rosas, e demais responsáveis das duas instituições.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e o reitor da Universidade do Minho discutiram em torno da missão e da relação das duas instituições, numa perspetiva de futuro, sobre os desafios que se colocam e dos contributos que podem ter ao nível das comunidades locais.
Foi também abordado o contributo das Casas do Conhecimento para a promoção da Sociedade da Informação e do Conhecimento nas regiões em que se inserem e os principais estímulos colocados à Rede de Casas do Conhecimento.