“Um Mundo Paralelo” – livro mobiliza crianças para reduzir, reciclar e reutilizar o lixo
Updated on 20/06/2023Os alunos da Escola Básica de Cervães, assistiram à apresentação do livro de sensibilização e promoção da educação ambiental
Os alunos da Escola Básica EB1/JI Sobral, em Cervães, no concelho de Vila Verde, assistiram à apresentação do livro de sensibilização e promoção da educação ambiental “Um Mundo Paralelo”. É uma obra editada pela sociedade intermunicipal ‘Braval’ e com texto da autoria de Elisabete Pereira e ilustração de Paulo Salvador Lopes. Inclui um QRCode de acesso a informação digital, jogos e uma música de Miguel Oliveira sobre a temática.
Na sessão, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhou a importância do livro infantil para a mobilização das crianças e da comunidade educativa na construção de uma sociedade ambientalmente responsável.
Enfatizando o facto de a EB1/JI de Sobral é uma Eco-Escola, a autarca destacou a confiança nas novas gerações para “a mudança de comportamentos em defesa do único Planeta que temos”.
A sessão contou com a participação do presidente da Braval, Rui Morais, e do diretor da geral Pedro Machado, assim como dos vereadores Manuel Lopes e Michele Alves, que se juntaram à autora da obra, às professoras, ao pessoal não docente e aos alunos na interpretação da música que acompanha o livro.
“Um Mundo Paralelo” resulta de uma iniciativa da sociedade intermunicipal de tratamento e valorização de resíduos “Braval”, no âmbito da candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Repensar é o desafio acrescentado aos princípios dos três R’s de reduzir, reciclar e reutilizar, no livro que leva as personagens Pedrito e Anita por uma viagem de fantasia por dois mundos opostos, em que a poluição e o descuido com a produção de lixo contrastam com um mundo que preserva o meio ambiente e a vida saudável.
Pela Braval, Rui Morais, acompanhado pelo diretor-geral Pedro Machado, agradeceu a participação dos alunos na iniciativa, reiterando o desafio para que chegue a toda a sociedade, “a começar pelos pais, avós e demais familiares”, a mensagem sobre a “necessidade de separar, reciclar e reutilizar os resíduos, de forma a preservar o Planeta e a melhorar o ambiente”.