Torre de Gomariz em Cervães anfitriã de Jornadas Gualdianas com o tema “Templários de Vila Verde”
Updated on 20/10/2018A propósito do 9º centenário do nascimento do Templário e grande cavaleiro medieval, Gualdim Pais, o Município de Vila Verde convidou o historiador Aurélio de Oliveira para falar acerca da comprovada presença dos Templários em terras vilaverdenses.
Aurélio de Oliveira começou a sua “exposição”, durante a tarde de hoje, na Igreja Paroquial de Cervães, onde foi introduzindo o tema aos convidados e a outros oradores presentes, aproveitando para relacionar a história da igreja com a vida de Gualdim Pais e outros templários que terão passado por Vila Verde.
Recebidos na Torre de Gomariz pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Manuel Lopes, estas jornadas contaram com a presença do escritor João Lobo e de Fernando Pinheiro, escritor e autor da biografia romanceada de D. Gualdim Pais, justamente intitulada “Gualdim Pais – o Fronteiro de Deus”.
Um dos peculiares e interessantes aspetos desta obra é a “dúvida” que o autor tenta esclarecer em relação à naturalidade de D. Gualdim Pais. O escritor revelou, após alguns estudos realizados pelo falecido investigador amarense Dr. Domingos Maria da Silva e pelo Dr. António Afonso, que o histórico templário «será natural de Barcelos».
A investigadora Drª Maria Adelina Vieira também esteve presente na sessão, onde abordou um tema diferente ao trazer a sua “versão” do reconhecimento da independência de Portugal por parte de Roma, depois de vários estudos que concebeu sobre o tema.
Segundo a filóloga, autora da pesquisa “O contributo de D.Godinho para a fundação da nacionalidade”, «D. Godinho Soares, natural de Duas Igrejas, concelho de Vila Verde, foi o grande responsável pela “bula manifestis probatum”, que concedeu a Portugal, em 1179, o estatuto de reinado, fazendo “cair por terra” a ideia de que terá sido D. João Peculiar».
Município de Vila Verde, 20.10.2018