SEMINÁRIO: A importância do EU na intervenção Social assinala 20 anos do Núcleo Local de Inserção de Vila Verde
Atualizado em 28/11/2017“A Ação Social do Município de Vila Verde tem uma intervenção política centrada nas pessoas e no seu bem-estar”
No âmbito das comemorações dos 20 anos do Núcleo Local de Inserção de Vila Verde decorreu, durante todo o dia de ontem, na Torre de Gomariz Wine & SPA – Cervães, Vila Verde, o Seminário Intitulado “A importância do EU na intervenção social: da emergência de novos paradigmas à inovação”, um evento que conta com a presença de cerca de 220 participantes.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela deu início à abertura dos trabalhos, onde referiu “O Município de Vila Verde tem vindo a implementar uma sólida política de ação social tendente à consolidação da coesão social, tendo em vista que todos os Vilaverdenses tenham acesso a condições de vida dignificantes.”
O autarca prosseguiu a sua intervenção focando “A ação Social tem sido para nós um vetor estruturante com uma intervenção política centrada nas pessoas e no seu bem-estar. A nossa missão visa, assim, desde logo, colmatar situações de pobreza e exclusão social, minimizar desigualdades e disfunções sociais, centrando o trabalho na proximidade aos cidadãos e num profundo trabalho de articulaçãoe cooperação com as diversas IPSS concelhias.”
O Presidente da Câmara reforçou que “Os desafios que hoje se colocam em matéria de desenvolvimento social apresentam matizes distintas em cada território, sendo fulcral a parceria e participação das entidades e recursos locais para responder de forma ajustada, concertada e sustentável às necessidades e problemáticas sentidas no Concelho de Vila Verde.
A sessão de abertura do seminário contou também com a presença do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, Dr. João Ferreira, que esteve no evento na qualidade de representante do Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Vieira da Silva.
O seminário conta, ainda, com os contributos dos oradores de renome nacional: Mikaela Oven; João Magalhães; Rita Wengorovius; Joana Rainha; Paulo Xavier e Jorge Sequeira e Presidentes da mesa Samuel Silva e Teresa Pêgo.
A animação do seminário esteve a cargo dos artistas do NEE’d for Dance, um projeto para a criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), deficiência e toda a sua família. Também o artista Mexicano Rafael Ibarra participou na dinamização do evento com uma exposição de arte e pintura.
Segundo a organização este Seminário pretende ser um espaço de reflexão para uma ação construtiva no âmbito das metodologias de intervenção no sector social, considerando as dimensões da complexidade, do risco e da incerteza da sociedade actual.
Pretende, também, com esta iniciativa despertar as consciências e suscitar a perceção sobre a necessidade de entender o trabalho social assente numa visão subjectiva e pedagógica. Trata-se, pois, de perceber a necessidade de desenvolver ferramentas psicológicas e emocionais estruturantes nos indivíduos (profissionais e cidadãos), capacitando-os para o desenvolvimento de uma gestão emocional e psicológica eficiente perante as adversidades.
Este evento contou com o apoio do Município de Vila Verde, Torre de Gomariz, Gráfica Vilaverdense, Pastelaria Frei Doce, foto Felicidade e a colaboração do artista Rafael Ibarra e Need for Dance.