No âmbito da Semana da Floresta Autóctone de Vila Verde realizou-se, hoje de manhã, no Centro Escolar de Vila Verde, a iniciativa “Heróis de Toda a Espécie”, promovida pelo Município de Vila Verde em parceria com a REN – Redes Energéticas Nacional.
O Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo, acompanhou de perto esta ação e referiu «Com a realização destas iniciativas a autarquia de Vila Verde pretende levar junto das crianças e jovens a mensagem sobre a importância da preservação da floresta autóctone. Agradecemos à REN esta parceria com município, pois este projeto “Herois de Toda a Espécie” é muito interessante e interativo. Como pudemos verificar através da teatralização e de jogos interativos, os alunos das nossas escolas conseguiram absorver conhecimentos sobre como preservar a floresta e esperamos que eles possam levar essa mensagem ao resto da comunidade.»
A iniciativa “Heróis de toda a espécie” foi lançada pela REN, com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direcção-Geral de Educação, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.
Dirigida a crianças do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico, tem como missão formar verdadeiros embaixadores para esta causa e foi concebida para complementar os programas escolares, através de uma abordagem interactiva e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos.
Esta tarde, os alunos do 4º ano do Centro Escolar da Lage também ficaram a conhecer os “Heróis de Toda a Espécie”.
De referir que o Município de Vila Verde promove, até 30 de novembro, a Semana da Floresta Autóctone com o objetivo sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger. Para tal estão ser realizadas um conjunto de iniciativas com o objetivo de incutir nos mais novos a vontade de preservar a floresta e dar a conhecer as plantas autóctones mais abundantes do concelho.