Celebra-se hoje, na península ibérica, o Dia da Floresta Autóctone e para a assinalar esta efeméride o Município de Vila Verde está a promover mais uma edição da Semana da Floresta Autóctone. As comemorações iniciaram esta manhã, com a realização de uma ação educativa de reflorestação no monte de S. Miguel-o-Anjo, na Freguesia de Prado S. Miguel. Nesta iniciativa participaram alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Gême, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, uma iniciativa que contou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr.ª Júlia Rodrigues Fernandes, e do Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo.
Esta ação iniciou com uma breve palestra de contextualização dos mais novos sobre a importância da preservação e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger.
De referir que o Município de Vila Verde está a assinalar a Semana da Floresta Autóctone com um conjunto de atividades diversificadas ao longo de vários dias. Com esta «iniciativa simbólica», a autarquia pretende incutir nos mais jovens e na população em geral a vontade de preservar a floresta e dar a conhecer as plantas autóctones.
Segundo os responsáveis autárquicos a Semana da Floresta Autóctone foi criada para sensibilizar a população para a importância da conservação das florestas naturais, mostrando o quanto é fundamental a preservação da fauna e da flora autóctone, onde salientaram que “todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies autóctones, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno das imediações para que a floresta vilaverdense retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade.”
Amanhã, 24 de novembro, a Semana da Floresta Autóctone prossegue com a realização da Ação “Heróis de toda a Espécie”, uma iniciativa promovida pela REN, juntos dos alunos do 4º ano da Escola Básica nº 2 de Vila Verde e da Escola Básica da Laje, às 9h00 e às 15h00, respetivamente.