SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA – Uma infraestrutura importante que dignifica a vida das pessoas de Cabanelas
Updated on 25/03/2017O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela e o Presidente da Junta de Freguesia de Cabanelas, inauguraram, hoje, 25 de março, a Sede da Junta de Freguesia de Cabanelas, um moderno edifício situado junto à Estrada Nacional 205, em Cabanelas. Na cerimónia os autarcas estiveram acompanhados da Presidente da Assembleia de Freguesia de Cabanelas, Paula Amorim, e do Presidente do Rancho Folclórico de Santa Eulália, Nuno Queirós. As instalações foram benzidas pelo Pároco daquela freguesia, o Padre Dayakar Reddy Thumma. A cerimónia contou, ainda, com a presença da vereadora e vereadores do executivo municipal, do Eurodeputado José Manuel Fernandes, de várias entidades locais, de presidentes das juntas de freguesias e de muitos populares que se quiseram associar a este ato inaugural.
No âmbito desta cerimónia foram homenageados os Presidentes de Junta da Freguesia de Cabanelas, que exerceram os seus mandatos entre 1976 e 2017: José Domingos da Santa (1976-1982), Manuel Pogeira Penedos (1982-1989), António Silva Peixoto (1989-2001), João Machado (2001-2009) e António Esquível (desde 2009).
Também foi assinado um protocolo de colaboração, entre a Junta de Freguesia de Cabanelas e o Rancho Folclórico de Santa Eulália, para cedência de instalações àquele grupo folclórico.
Numa das salas da sede da junta, esteve patente ao público a exposição “Arte e Artistas de Cabanelas”, com trabalhos de Aires Fumega, Bento Gonçalves, Joana Fernandes e Pó de Arroz.
A animação musical esteve a cargo do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Cabanelas.
“É através de parcerias fortes que se fazem obras como estas”
Na sua intervenção o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, referiu ” É através de parcerias fortes que se fazem obras como estas, mesmo em momentos de dificuldades económicas. Este imponente edificio é o produto do empenho e da dedicação de várias pessoas e entidades que, desde o início, souberam perceber que só com trabalho de equipa e com um forte espírito de colaboração e de entreajuda era possível ultrapassar os obstáculos e realizar esta obra” frisou o edil vilaverdense, deixando elogios ao «empenho» do presidente de junta, António Esquível.
O Presidente da Câmara anunciou, que vão ser concretizadas inúmeras obras naquela localidade, mas destacou que o Município vai requalificar o cruzamento de acesso à nova sede da Junta e à igreja paroquial, numa obra que será feita ainda antes do Verão.
“A casa de todas as pessoas de Cabanelas”
O presidente da junta de freguesia de Cabanelas, António Esquível, referiu que a nova sede da Junta de Freguesia, será a casa de todas as pessoas de Cabanelas, pois vai permitir acolher o rancho e «desenvolver muitas outras actividades, pois queremos juntar as pessoas aqui para que possam promover muitos eventos como noites com teatro, com música, com outros espectáculos, aulas de danças e ginástica de forma a darmos vida própria a estes espaços, que não podem servir apenas para o atendimento ao público».
Rancho Folclórico tem um espaço administrativo e um espaço para os ensaios
No âmbito de um protocolo assinado entre a junta de freguesia e o rancho folclórico, a nova sede possui um espaço próprio para o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Cabanelas. O presidente do grupo, Nuno Queirós, estava muito satisfeito pois o rancho tem agora um espaço para desenvolver os serviços administrativos e um espaço, com excelente condições, para ensaiar.