SAÚDE E AÇÃO SOCIAL DE PROXIMIDADE – Ana Abrunhosa visitou o concelho de Vila Verde para três inaugurações e um lançamento da 1ª pedra
Atualizado em 22/06/2021Ministra da Coesão Territorial: “Celebramos em Vila Verde esta capacidade de ação, de criar soluções”
A Ministra da Coesão Territorial deixou rasgados elogios ao trabalho desenvolvido no concelho. “Celebramos em Vila Verde esta capacidade de ação, criar soluções, lutar pela qualidade de vida das vossas e nossas gentes. Mas também de antecipar o que pode ser o futuro próximo. Parabéns pela obra, por reivindicarem sempre mais e melhor para as vossas gentes”. As declarações de Ana Abrunhosa foram proferidas durante a manhã de hoje, 22 de junho, em visita a Vila Verde.
A Ministra veio de Lisboa até ao coração do Minho verdejante para ‘amadrinhar’ as inaugurações do Centro Social da Paróquia de Covas, da Unidade de Saúde do Vade (reabilitação do edifício e área envolvente) e do Espaço do Cidadão de Pico de Regalados, bem como o lançamento da 1ª Pedra da Requalificação da Unidade de Saúde do Pico de Regalados. A participação na atividade foi condicionada, de modo a garantir o cumprimento escrupuloso das regras em vigor e combater a propagação da pandemia. À margem da visita, as reivindicações da variante à EN 101 foram audíveis na generalidade dos discursos.
REFORÇO DE MEIOS PARA AS AUTARQUIAS
Na segunda visita oficial ao concelho enquanto membro do Governo, Ana Abrunhosa mostrou-se encantada com o bairrismo vilaverdense. “Fiquei surpreendida pela enorme vitalidade no que toca às tradições e a manter viva a sua cultura. Deixo um aplauso ao Município e às suas gentes que orgulhosamente hasteiam a sua história”, referiu, virando de seguida as atenções para o objetivo da visita. “São intervenções como estas que respondem aos anseios das nossas gentes e promovem a coesão social e territorial do nosso país”, vincou.
A Ministra da Coesão Territorial deixou uma palavra de apreço pela reabilitação do edifício da antiga escola primária de Covas, permitindo ‘revitalizar’ o edifício e responder aos anseios das populações. Apesar dos fundos europeus, tal só foi possível com “o grande apoio e a grande generosidade do Município”, que arcou com parte significativa das despesas. Manteve a toada no que toca à Requalificação da Unidade de Saúde do Pico de Regalados. Neste momento, os fundos europeus suportam apenas cerca de metade de uma obra de 700 mil euros, cabendo a outra metade ao Município de Vila Verde. “Procuraremos reforçar este financiamento”, prometeu.
A Governante não terminou sem avançar com uma informação em primeira mão. “Aproveito para dar aqui uma novidade. Pela primeira vez nos quadros, vamos procurar que as juntas sejam beneficiárias para poderem aceder a fundos comunitários e desenvolver projetos de grande proximidade com a população. Reforçar a descentralização não só com competências, mas também com meios”, concluiu.
FOMENTAR A COESÃO E O DESENVOLVIMENTO
Por sua vez, o presidente do Município começou por agradecer a presença em Vila Verde da titular do Ministério da Coesão Territorial neste dia. “Faz todo o sentido porque estamos a promover a coesão territorial do concelho, que tem duas realidades distintas. A Sul, mais urbana, com maior desenvolvimento e crescimento. A Norte, diferente. Com alguma perda de população e povoamento mais disperso, mas o próprio território tem outro tipo de exigências” disse António Vilela. O edil prosseguiu sublinhando o forte investimento da autarquia, muitas das vezes a expensas próprias, no fortalecimento dos serviços de proximidade no concelho. Tanto nestes casos, como na requalificação do parque escolar, dos centros de saúde e dos espaços cidadão.
Investimentos que se tornam ainda mais importantes na Zona Norte, mais distante dos principais centros urbanos, sublinhando o plano de ação em curso. “Através de dinâmica económica subjacente, criar condições que as pessoas permaneçam e regressam ao Norte de Vila Verde, apostando em três áreas fundamentais: saúde, ação social e serviços públicos”, afirmou o autarca, complementando a estratégia com a valorização das potencialidades locais. “São âncoras para crescimento e desenvolvimento, quando associados ao investimento na agricultura e ao turismo, entre outras áreas”, disse.
António Vilela defendeu também que “a descentralização é essencial do Terreiro do Paço para o resto do país, mas também dentro dos concelhos, das zonas mais urbanas para as periféricas”. Para terminar, deixou algumas sugestões à Ministra da Coesão territorial para o desenvolvimento da região e do país. A simplificação do acesso aos fundos comunitários (menos burocracia), maior autonomia local nos instrumentos de gestão do território e a tão ansiada variante à EN101. “Continuamos a manter a esperança. O sonho. A acalentar esta vontade, com o apoio do Governo e a nossa cooperação sempre que necessária”, rematou o presidente do Município de Vila Verde.
ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA CONSTRUIR FRATERNIDADE
A visita começou no Centro Social e Paroquial de Covas. A antiga escola primária da freguesia está de cara lavada e apresenta agora as condições técnicas e humanas para responder às necessidades da população local, sobretudo a de maior idade e com maiores carências. A estrutura doi dotada de salas de convívio para utentes, espaço para confeção de refeições e lavagem de roupa, bem como serviço de apoio domiciliário.
No local, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, reforçou a importância da obra através das palavras do sumo pontífice. “O Papa Francisco escreveu uma carta encíclica Fratelli Tutti, sobre a amizade e a fraternidade. Penso que nós conseguiremos construir uma sociedade alicerçada em direitos e deveres das pessoas, na medida em que aceitarmos este princípio que condiciona tudo o resto”, afirmou, acrescentando que este é um espaço de construção diária desse amor fraterno.
“HOJE, MELHORÁMOS AS NOSSAS CONDIÇÕES DE VIDA”
De seguida, o presidente da Junta da União de Freguesias (UF) do Vade não escondeu o regozijo pela requalificação a Unidade de Saúde local, que se apresenta “com condições para um bom serviço de apoio e assistência à saúde para as nossas populações do Vade e restantes freguesias da Zona Norte do Concelho”. “Hoje, melhorámos as nossas condições de vida, acesso à saúde e à assistência social”, referiu Carlos Cação, acrescentando que, apesar das dificuldades, as gentes do Vade têm orgulho nas suas origens e vão continuar a lutar orgulhosamente por um futuro mais próspero para as suas terras. No entanto, deixou um pedido urgente. Uma solução para o problema da EN 101, que continua a condicionar a qualidade de vida das populações e o desenvolvimento daquela zona.
UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR NA MIRA
Já por ‘Terras de Regalados’, o presidente da Junta da UF Pico de Regalados, Gondiães e Mós não tem dúvidas sobre a tremenda mais-valia das intervenções. “Esta unidade de saúde não é só de Pico de Regalados. É um serviço para 4000 utentes e, naturalmente, a obra que vai ser feita melhorará a resposta e eficácia em termos médicos e clínicos, mas também em termos de atendimento administrativo e de conforto para os utentes”, disse César Cerqueira. O autarca picoense aproveitou também para revelar um projeto em carteira. “Espero que a curto/médio prazo, fruto destas obras, passe de uma unidade de saúde local para uma unidade de saúde familiar”, avançou.
Tempo ainda para a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte. Carlos Nunes sublinhou a importância dos recursos humanos, os profissionais da área da saúde, que têm dado uma resposta incansável durante a pandemia. De seguida, respondeu aos anseios do presidente da Junta, revelando que “gostaríamos que nos próximos anos toda a ARS Norte estivesse organizada em unidades de saúde familiares”. Para tal, serão necessários espaços físicos condizentes, pelo que estas intervenções de melhoria e modernização são fundamentais. Terminou com “uma palavra também para o esforço que o Município de Vila Verde tem desenvolvido relativamente a este aspeto”.
Município de Vila Verde, 22.6.2021
GALERIAS FOTOGRÁFICAS
Inauguração do Centro Social da Paróquia de Covas
Inauguração da Unidade de Saúde do Vade
Lançamento da 1ª Pedra da Unidade de Saúde de Pico de Regalados
Inauguração do Espaço Cidadão de Vila do Pico de Regalados