SANTO ANTÓNIO 2019 – Perto de meia centena de Rusgas brilharam na primeira noite das Festas concelhias de Vila Verde
Updated on 13/06/2019Em véspera de dia de Sto. António, a etnografia voltou a ser a rainha da festa. Perto de meia centena de rusgas vindas de vários pontos do país, desfilaram, ontem, em pleno coração do concelho de Vila Verde, acompanhadas ao som decavaquinhos, bombos, reco-recos, pandeiretas e um mar concertinas.
As tradicionais fogueiras aqueceram a Noite Popular de Santo António, a primeira de cinco dias que se avizinham memoráveis.
A alegria contagiante das festas populares aliou-se à força da tradição, que não defraudou as expetativas e atraiu centenas de pessoas à sede do concelho.
A iniciativa organizada pelo Rancho Típico de Vila Verde está de “pedra e cal” na programação de Santo António e para o Presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, «este é um evento de promoção da cultura popular e do concelho.»
Na perspetiva do edil «este tipo de tradições são as nossas âncoras de desenvolvimento. É importante mantê-las e cultivá-las, para que nunca se percam e façam sempre parte da história do nosso concelho.»
NO X FESTIVAL DA “FEBRA” JÁ SE COME A TÍPICA FEBRA E SARDINHA ASSADA
O Festival da Febra deu início às festas antoninas com um delicioso festival gastronómico, onde não faltaram as típicas sardinhas e febras assadas, acompanhadas do bom vinho da região.
Situado na Av. Professor Machado Vilela, o festival inclui duas tasquinhas dinamizadas por Associações locais (Casa do Benfica e Associação Juvenil de Moure).
Durante cinco noites, a animação à boa moda do Minho junta-se ao melhor da gastronomia minhota, onde além da febra e da sardinha, poderá saborear outros pratos típicos como pica no chão, o caldo verde e a broa, entre muitas outras iguarias de fazer crescer “água na boca”.
PRIMEIRA NOITE DO AFTER PARTY ATRAIU CENTENAS DE PESSOAS
Depois de mais um sucesso de Rusgas Populares, a noite terminou no After Party, um espaço já cativo nas Festas de Santo António, que esteve completamente a abarrotar.
Com vários stands de bebida disponíveis, dinamizados por associações do concelho, música e várias animações, a receita só podia ser certeira.
Município de Vila Verde, 13.6.2019
GALERIAS FOTOGRÁFICAS
ILUMINAÇÕES E FOGUEIRAS SANTO ANTÓNIO