SANEAMENTO AVANÇA NA VILA DE PRADO – Câmara Municipal executa obras de cerca 1 milhão de euros
Updated on 07/06/2019A Câmara Municipal de Vila Verde está a executar a empreitada “Rede de Saneamento da Frente da Vila de Prado”, um investimento de alargamento da rede de tratamento de águas residuais que ronda 1 milhão de euros.
Totalmente empenhada em atingir a meta dos 75% na taxa de disponibilidade da rede de saneamento no território concelhio, a Câmara Municipal de Vila Verde está a dar continuidade a um plano integrado de alargamento da rede de saneamento, com o objetivo de, a breve trecho, fazer chegar este serviço de crucial importância para o bem estar das populações à grande maioria das habitações Vilaverdenses.
O concelho de Vila Verde é, hoje, servido por uma moderna e muito funcional ETAR, situada na freguesia de Cabanelas, com uma grande capacidade de resposta, com excelentes níveis de eficiência, às crescentes exigências que se colocam a este nível.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, o Vereador do pelouro do Ambiente, Desporto e Atividades Económicas, Dr. Patrício Araújo, e o Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Dr. Albano Bastos, visitaram as obras e, assim, puderem constatar, in loco, que as mesmas seguem em bom ritmo e vão representar mais um passo decisivo no sentido da generalização do acesso das famílias pradenses a estas infraestruturas de saneamento básico.
Os edis, no local, revelaram-se satisfeitos com o avanço de mais uma intervenção estruturante para o desenvolvimento da Vila de Prado, numa altura em que prossegue também a empreitada de requalificação urbana do largo Antunes Lima, em frente à ancestral Casa da Botica, e em que, bem perto dali, na Veiga de Cabanelas, segue também a concretização da 1.ª fase da obra de requalificação e modernização do sistema de regadio que representa, desde já, um investimento superior a 3 milhões de euros em prol da alavancagem da atividade agrícola concelhia.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, sustenta que “o investimento na disseminação das infraestruturas de tratamento de águas residuais é nevrálgico para o desenvolvimento sustentável de todo o território concelhio e para o reforço dos índices de atratividade do mesmo.”
Na perspetiva do mesmo Edil, “além de consubstanciar uma clara aposta na elevação da qualidade de vida das pessoas, este esforço financeiro que está a ser feito traduz-se também na melhoria do equilíbrio ambiental, ajudando a proteger os lençóis freáticos e os cursos naturais de água que são uma incomensurável riqueza do território que o Município de Vila Verde está fortemente determinado em preservar e em majorar as suas potencialidades turísticas.”
Município de Vila Verde, 7.6.2019