SÁ DE MIRANDA – Cortejo Histórico prestou culto ao grande poeta do Neiva
Updated on 13/05/2019Durante três dias (10 a 12 de maio) viveu-se uma emocionante viagem à era de Francisco Sá de Miranda, o grande Poeta do Neiva.
Depois de uma programação recheada de típica animação quinhentista, o Cortejo Histórico, iniciativa rainha do evento, foi brindado pela calorosa receção de centenas de pessoas.
As dezenas de figurantes vestiram-se a rigor e desfilaram pelo coração do concelho, ostentando os belos trajes de época e alguns dos costumes do tempo renascentista.
A iniciativa contou com a massiva participação das escolas do concelho, de Associações de Pais, da Vereadora da Cultura, Dr.ª Júlia Fernandes, entre tantos outros que quiseram prestar a sua homenagem à figura da terra.
As festividades continuaram pela tarde fora com mais espetáculos de falcoaria, danças e bailados, mostras de armas, oficinas, artesanato, atividades que fecharam com chave de ouro mais uma edição do Sá de Miranda Por Terras de Vila Verde- Feira Quinhentista.
Para os amantes da gastronomia não faltaram as típicas tasquinhas com apetitosos petiscos e bebidas que vieram complementar a categoria da feira.
As tendinhas de produtos artesanais e também gastronómicos retrataram de forma exímia os mercados da época de quinhentos e o negócio parece ter corrido de “vento em popa”.
Levar o concelho de Vila Verde além-fronteiras
O bom tempo ajudou à festa e não houve quem não passasse por Vila Verde, terra onde o Poeta do Neiva viveu durante mais de vinte anos e onde compôs grande parte da sua obra.
O evento, que se assume como um enorme atrativo turístico, é mais uma estratégia do Município de Vila Verde para promover e divulgar o território.
A Feira Quinhentista – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde afirma-se, também, como uma jornada lúdico-pedagógica, que incentiva a comunidade escolar vilaverdense na participação e organização do evento, de forma a inteirá-la do legado histórico do concelho de Vila Verde.
Para o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, «O evento superou, mais uma vez, as expetativas. Ao longo destes três dias, passaram por Vila Verde centenas e centenas de pessoas. Um dos nossos principais objetivos é levar o nome do concelho além-fronteiras.
«Além de toda a componente festiva e cultural e a importante participação da comunidade escolar, esta iniciativa vem ajudar a enriquecer o cartaz cultural vilaverdense e a manter a dinâmica turística do território durante todo o ano”.» frisou o autarca.
Município de Vila Verde, 13.5.2019