Rui Unas, Joana Freitas, Iva Lamarão e Isaac Alfaiate em Vila Verde para a Gala Namorar Portugal 2018
Atualizado em 06/02/2018Começou a contagem decrescente para a Noite de Namorados mais romântica do país. O tapete vermelho e a decoração de requinte, a excelência da gastronomia e a elegância do desfile de moda, os eletrizantes espetáculos de música ao vivo… É uma noite de magia e amor, elegância e glamour. Um autêntico conto de fadas! As tradicionais mensagens de amor bordadas pelas mulheres minhotas em idade de namoro servem de inspiração para a criação de propostas de moda modernas e arrojadas, numa aliança harmoniosa entre modernidade e tradição. A 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, figuras de renome nacional do mundo da moda, da música e da televisão (Rui Unas, Joana Freitas, Iva Lamarão, Isaac Alfaiate, Fernando Pereira e o DJ Valter Carvalho) chegam a Vila Verde para ajudar a dar ainda mais brilho a um evento que junta centenas de casais enamorados. Os nossos amigos de quatro patas estão este ano em destaque e também vão subir à passerelle para desfilar uma linha têxtil para os patudos. A iniciativa, que marca o desenlace do XV Concurso Internacional de Criadores de Moda, vai decorrer no Parque Industrial de Gême, em Vila Verde.
A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, apresentou de forma detalhada o programa do “evento âncora” do Mês do Romance e garantiu que está tudo a postos para receber as centenas de casais enamorados com uma noite mágica e inesquecível. Os espetáculos de música ao vivo ajudam a adensar a atmosfera de romance que paira sobre Vila Verde e a Academia de Música de Vila Verde sobe ao palco, com a participação especial do cantor vilaverdense Miguel Oliveira (natural da Vila de Prado), para mais uma atuação com a chancela de qualidade a que já habituou o público. Logo de seguida, as luzes dos holofotes viram-se para a performance do Grupo Folclórico de Vila Verde ‘Vila Verde Com Amor… Desfile de Tradições’, um hino às raízes da genuína tradição minhota.
Figuras de renome nacional ajudam a abrilhantar o evento
O XV Concurso Internacional de Criadores de Moda é um dos grandes destaques do serão. O Município de Vila Verde e a Aliança Artesanal desafiaram jovens estilistas nacionais e internacionais a criarem coordenados inspirados nos Lenços Namorar Portugal. A 14 de fevereiro, tempo de conhecer as propostas a concurso, que serão desfiladas pelos vencedores do Casting Namorar Portugal de Jovens Talentos, que terão a oportunidade soberana de dividir a passerelle com manequins de elite da moda nacional, como Joana Freitas, Iva Lamarão e Isaac Alfaiate. A organização não deixa créditos por mãos alheias e apresentação ficará de um dos nomes maiores do panorama nacional, o carismático, talentoso e divertido Rui Unas. Este ano, vão a concurso 49 coordenados de todo o país e um da Hungria. Ao todo, serão distribuídos 10 prémios entre os participantes, que somam um valor total superior a três mil euros. O desfile contará também com as propostas apresentadas por estilistas de renome nacional e internacional: Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Nuno Gama, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e StoryTailors.
Os nossos amigos de quatro patas também sobem ao palco
O DJ Valter Carvalho é outras das personalidades de destaque e vai garantir animação musical durante todo o concurso de moda. A passerelle vai ainda receber duas coleções inspiradas nos Lenços Namorar Portugal, a coleção Viktorius, de Vítor Carlos Macedo, e a linha ‘Bord’arte 2018’, de Vera Cancela, com a colaboração da ADAAVV (Associação para a Defesa do Ambiente e Animais de Vila Verde), que vai levar os nossos amigos de quatro patas a brilharem na passerelle. Além de desfilarem as propostas da Bord’arte, os patudos pretendem também sensibilizar a população em geral para a adoção com a iniciativa ‘Namore esta causa! Não compre, adote!”. Depois, enquanto o júri delibera, as mil e uma vozes de Fernando Pereira vão encher o palco e o animar o recinto. “Está tudo preparado para uma grande noite em Vila Verde. Gostaria também de deixar uma forte palavra de apreço à Cooperativa Aliança Artesanal, que este ano celebra o 30º aniversário. Trinta anos a bordar o amor…”, concluiu Júlia Fernandes.
Gala Namorar Portugal coloca as luzes dos holofotes sobre Vila Verde
O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, manteve a toada e deixou “uma palavra muito especial para as colaboradoras da Cooperativa Aliança Artesanal, as grandes responsáveis pelo nascimento do evento âncora do Mês do Romance, que este ano tem 38 dias [26 de janeiro a 04 de março] e mais de uma centena de iniciativas”. O edil prosseguiu sublinhado que estamos perante “um evento único”, já que, além das centenas de casais enamorados, também se deslocam a Vila Verde “personalidades de destaque nacional na área da moda (estilistas e modelos), da música e da televisão, com inúmeras presenças nos maiores palcos e passerelles do nosso país, que geram grande atratividade mediática”.
Evento com qualidade para qualquer palco nacional ou internacional
António Vilela reforçou que o evento evoluído e crescido todos os anos, afirmam-se como uma ocasião de excelência para “homenagear os nossos antepassados, que nos deixaram este rico legado cultural, e homenagear também as nossas bordadeiras e os parceiros que se juntaram ao Município de Vila Verde para dar corpo à programação do Mês do Romance”. O presidente do Município de Vila Verde não escondeu a satisfação pelo enorme sucesso da marca Namorar Portugal. “A marca cresceu e continua a afirmar-se de forma sólida nos mercados nacionais e internacionais. Fruto deste crescimento, todos os anos agrega novos parceiros e novas linhas de produtos”, afirmou, frisando a enorme “criatividade e capacidade de inovação dos parceiros”. António Vilela concluiu, vincando que a Gala Namorar Portugal é “um evento de grande qualidade, que poderia ser realizado em qualquer palco nacional ou internacional”.