ROTA DAS COLHEITAS – Trilho une Aboim da Nóbrega ao Vade através das margens ribeirinhas do Rio Vade, 25 de novembro
Atualizado em 21/11/2018Depois de mais de trinta iniciativas Na Rota das Colheitas, do Município de Vila de Verde, chegou o momento de fechar mais uma edição da programação. A decorrer durante o evento Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde, Capital do Pica no Chão’, o trilho ‘Aboim da Nóbrega a Vade’ realiza-se no dia 25 de novembro, domingo, com o ponto de encontro marcado no Parque de Campismo e Caravanismo Rural de Aboim da Nóbrega às 08h30. Este ano, a organização preparou um trajeto diferente do habitual de modo a despertar maior interesse e divulgar as zonas ribeirinhas.
A atividade desportiva acontece durante a manhã e prolonga-se até o período da tarde, com a organização a cargo do Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega e ATAHCA, com o apoio da Junta de Freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar e a Junta de União de Freguesias do Vade. Gratuitas e abertas a toda a população, as inscrições encerram no dia 22 de novembro, quinta-feira, pelas 14h00 e pode ser feita via e-mail (campismoaboim@atahca.pt) ou telefónico (253 348 094/ 913 936 566).
De Aboim da Nóbrega ao Vade há muito para apreciar!
Sem medo ao frio, os participantes são desafiados a fazer 15km de distância com grau de dificuldade moderada e em percurso circular. O trajeto alberga os encantos das margens do rio Vade: a 1ª cascata do rio Vade (100 metros do parque), casa da pequenina, castelo de Aboim, capela são João, montes Chão Grande, de Perre e Valcião, capelinha da Nossa Senhora do Amparo e o campo de futebol Fonte Perdiz em Aboim da Nóbrega. Em estreia, são visitados diversos lugares de referência das freguesias do Vade como as cascatas do Vade na zona do boco, moinhos de produção de energia, ponte da Agrela, passadiços do Vade e Pavilhão do Vade. No final da iniciativa, os caminheiros têm direito a um lanche reforçado oferecido pelas Juntas das Uniões de Freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar e do Vade. O evento está previsto terminar pelas 16h com autocarro assegurado para o regresso ao parque de campismo.
“Uma forma de inovar, de fazer algo diferente!”
Domingos Costa é um dos organizadores e frisa a importância desta atividade, deixando claro os objetivos a que se propõe. “O trilho Aboim da Nóbrega a Vade tem como propósito ajudar a promover toda esta zona e dar a conhecer o local, bem como juntar e atrair as pessoas e dinamizar o comércio local”, revela um dos responsáveis pelo Parque de Campismo Rural de Aboim da Nóbrega. Domingos Costa afirma também que o percurso deste ano é distinto do habitual: “É uma forma de inovar, de fazer algo diferente! Queremos que as pessoas venham passar um dia agradável junto das nossas margens bonitas!”. Acrescenta também que, neste momento, as inscrições decorrem a bom ritmo e espera uma boa adesão à semelhança de outros trilhos.
O ‘Trilho ‘Aboim da Nóbrega a Vade’ é um dos eventos que encerra a IX edição da programação Na Rota das Colheitas, promovida pelo Município de Vila Verde, que durante quatro meses apostou de forma intensiva na valorização e divulgação da cultura tradicional da região do Minho e na promoção do concelho de Vila Verde e respetivas freguesias.
Município de Vila Verde, 21.11.2018