ROTA DAS COLHEITAS – Sem medo à chuva, perto de 300 atletas participaram no Trail do Vale do Homem
Updated on 05/11/2018As aventuras desportivas inseridas na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas continuam a levar os participantes à descoberta das belas paisagens naturais do concelho. Desta feita, oportunidade para conhecer a verdejante zona do Vale do Homem. A primeira edição do Trail do Vale do Homem decorreu ontem, dia 4 de novembro, com a participação de perto de 300 atletas e com a presença de um público bastante animador. Apesar da chuva e do frio intenso, a iniciativa decorreu sem alterações, com a realização de dois trails, com percursos diferentes, sob a cronometragem da Sinctime. O percurso mais longo começou no mosteiro Valdreu, com uma distância de 22 km, e o mais curto partiu da zona de Lazer de Oriz com 12km de trajeto. As provas passaram por todas as freguesias e uniões de freguesias do Vale do Homem e a praia fluvial da Malheira em Sabariz (Vila Verde) foi o palco final.
A competição foi disputada por desportistas das mais distintas idades, sendo que o evento era aberto a escalões com idades compreendidas entre os 14 e os 80 anos. Após as corridas, os melhores classificados foram recompensados com peças de artesanato, loiça pintada os motivos dos Lenços Namorar Portugal. Foram premiadas as três melhores posições nas diferentes categorias e géneros, um momento muito alegre com fortes aplausos por parte dos atletas e da plateia. Pelo recinto, houve também momentos para outras atividades de exercício físico ao som de músicas animadas. Foram diversas as pessoas que se juntaram para participar e tornar o seu domingo mais saudável e divertido. A organização ficou a cargo da Associação de Freguesias do Vale do Homem (AFVH), com o apoio de vários parceiros, e integrou a Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.
Atletas vilaverdenses com excelentes resultados
Já com muitas horas de trail nas pernas, o jovem vilaverdense Paulo Mesquita foi o grande vencedor da versão longa do Trail do Vale do Homem. O atleta, que está neste momento a preparar-se para a final do campeonato nacional de trail em Zêzere, chegou ao fim da corrida de domingo com sinais de cansaço, mas feliz pelo bom resultado a correr ‘em casa’. “Estou há quatro semanas a preparar-me para uma prova que exige mais a nível de força e de resistência do que de velocidade. Ainda assim, decidi vir cá fazer este treino de velocidade para me preparar para a competição de Zêzere. Apesar de me sentir cansado, sinto que, mesmo assim, deu para alcançar um bom resultado”, referiu. Com um ar muito satisfeito, Paulo acredita na potencialidade da iniciativa, faz alguns elogios e diz que tem vontade de repetir a experiência. “Esta prova tem pernas para andar. Acho que foi muito bem organizada. Os trilhos são lindíssimos e, se para o ano se voltar a fazer, estarei cá de certeza absoluta. É a minha terra e tenho todo o gosto em participar”, concluiu. O Trail Curto Feminino foi conquistado por Adriana Gomes, atleta natural de Vila de Prado. “Correu muito bem. Superou as minhas expetativas. Não vinha para aqui a contar ganhar, sabia que era uma prova rolante e eu não estou muito habituada. Vinha mais com o foco no tempo”, contou Adriana. Feliz pela vitória, a desportista espera regressar no próximo ano: “Se porventura acontecer e se eu tiver disponibilidade, não vou faltar!”.
Ecovia ou passadiço ao longo do Rio Homem na mira da AFVH
Para a presidente da Associação de Freguesias do Vale do Homem, a atividade também correu melhor que o esperado. “Estávamos a contar que viessem no máximo 200 inscrições e chegámos às 275 inscrições, um número que nos satisfaz imenso”, referiu Sandra Mendes. Admitiu que, como é a primeira aventura, há aspetos a melhorar, mas “no geral acho que correu tudo muito bem”. A dirigente da Associação realçou ainda que o objetivo principal se prende pela divulgação da zona do Vale do Homem e que surgiu a ideia de “criar uma ecovia ou passadiço ao longo do rio”. Nesse sentido, a iniciativa “veio provar que estamos unidos para levar com a ideia para a frente”. No que toca ao futuro do evento, Sandra está confiante que há força para continuar: “A equipa vai reunir, mas sinceramente acho que tem pernas para andar!”.
“Temos aqui paisagens únicas”
Por sua vez, o Presidente do Município de Vila Verde deixou rasgados elogios à atividade desportiva, pois considera que é uma excelente forma de potenciar a zona do Vale do Homem. “Temos aqui paisagens únicas. Julgo que este rio é uma mais valia para os Municípios que estão à volta. Não só Vila Verde, mas também Terras do Bouro e Amares. Portanto, ainda bem que se organizam estas provas para tirar partido deste recurso”, afirmou António Vilela. O autarca sublinha que esta é também uma forma de impulsionar o turismo e valorizar o território: “Estas iniciativas começam a motivar as pessoas que têm propriedades junto ao rio. Serve também para contrariar um pouco o que é a desertificação do interior. Desta forma até podemos colocar estes percursos como roteiros turísticos e aumentar o número de visitantes às margens dos nossos rios, dinamizando também a economia local”.
VENCEDORES
Trail Curto (12km)
Masculino
1.º João Martins (Let’ s Go)
2.º Ricardo Miranda (Águias Alvelos)
3.º Manuel (GD Airão Curviã)
Feminino
1.ª Adriana Gomes (Minho Aventura)
2.ª Joana Fernandes (Individual)
3.ª Lúcia Dias (ARCABARCELOS)
Trail longo (22km)
Masculino
1.º Paulo Mesquita (EDV Viana Trail)
2.º Igor Moreira (Melgaço Alvarinho Trail Team)
3.º Pedro Vale (ARCABARCELOS)
Feminino
1.ª Eva Gomez (Club Atletismo Salvaterra)
2.ª Helena Fernandes (Individual)
Município de Vila Verde, 5.11.2018