ROTA DAS COLHEITAS 2019 – Iguarias regionais, arranjos agrícolas e animação musical no 10º ‘Sabores da Terra’ de Escariz S. Mamede
Updated on 16/10/2019Escariz S. Mamede prepara-se para a 10ª edição da iniciativa ‘Sabores da Terra – Gastronomia Local’, que vai decorrer durante o próximo fim de semana, 19 e 20 de outubro. Dois dias de animação, convívio e diversão para encher de vida o largo da Igreja. “A magnífica decoração da igreja com produtos do campo” e a “genuína gastronomia regional” são os grandes atrativos do evento, afirma o presidente da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, Adelino Machado.
De salientar a forte presença da música popular, com espetáculos de folclore, desgarradas e o Grande Encontro de Tocadores de Concertina, em mais uma iniciativa inserida Na Rota das Colheitas. O público poderá também apreciar os saberes e sabores locais na Feira das Colheitas, onde pontuam os produtos agrícolas e o artesanato.
O evento atrai “pessoas do distrito todo e até da Lousã e de Vila Nova de Gaia”, que chegam a Escariz S. Mamede “à procura da identidade cultural única da freguesia”, avança Adelino Machado, acrescentando que um dos objetivos desta edição é a “angariação de fundos para o restauro dos altares da igreja”. Para além de procurar “dinamizar culturalmente a freguesia”, o evento oferece também uma oportunidade de “promoção do comércio e dos produtos locais”, frisa o autarca.
Dois dias de festa
As celebrações começam às 15h de sábado. A igreja da freguesia abre portas para o público se poder encantar com os altares ornamentados com produtos das colheitas, numa mostra da arte, engenho e criatividade da população local. A partir da mesma hora, os visitantes poderão deliciar-se na Tasquinha com Petiscos Regionais. Pataniscas, broa, bolo e doces caseiros, pica-no-chão, caldo verde, rojões, vinho novo… Uma enorme variedade de opções gastronómicas que prometem fazer ‘crescer água na boca’.
Ao serão, a animação musical ficará entregue aos sons vibrantes do Festival Folclórico, com início marcado para as 21h, que conta com a presença do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz S. Mamede e do Rancho Folclórico de Prado S. Miguel. O primeiro dia encerra com uma dupla de cantadores à desgarrada. Por volta das 22h30, Gonçalo Moreira e Simão Marques sobem a palco para divertir o público com a alegria e animação da genuína música minhota.
Música, gastronomia e produtos agrícolas
O segundo dia da festa arranca bem cedo. Logo pelas 9h de domingo, haverá uma eucaristia em ação de graças pelas colheitas. Uma iniciativa religiosa de agradecimento dos agricultores pelos produtos colhidos. Pelas 10h, começa a Feira das Colheitas, onde o público terá ao dispor uma vasta e variada montra local de produtos agrícolas e artesanais que ‘transpiram’ a identidade de Escariz S. Mamede.
Pela mesma hora, voltará a abrir a Tasquinha com Petiscos Regionais, onde as iguarias locais estarão ao dispor do público e prometem um festim para o palato. As festividades encerram com o Grande Encontro de Tocadores de Concertina, que arranca por volta das 14h30 e se prolonga pela tarde fora. Este ano, o encontro conta com mais de 20 grupos de variados locais, incluindo um grupo de tocadores da Lousã (Coimbra).
Organizada pela União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, com a colaboração da paróquia, a iniciativa integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 16.10.2019