ROTA DAS COLHEITAS 2019 – Cultura da tecelagem em destaque na iniciativa ‘Tradições dos Nossos Avós’ de Cervães, 26 e 28 de outubro
Updated on 24/10/2019Cervães prepara-se para receber a quarta edição da iniciativa ‘Tradições dos Nossos Avós’. Este ano, o maior destaque vai para a cultura da tecelagem, do antigo até ao moderno, com exposições, atividades lúdico-pedagógicas e partilha de conhecimento entre diferentes gerações. À semelhança dos anos anteriores, mantém um momento dedicado ao ciclo do pão de milho. O evento vai decorrer de 26 a 28 de outubro, no Centro Social e Paroquial de Cervães.
O arranque está marcado para as 20h30 de sábado, 26 de outubro, com a abertura da exposição sobre a tecelagem em Cervães, que terá três espaços. O primeiro dedicado à tecelagem antiga com as alfaias de outros tempos, o segundo referente à tecelagem moderna e o terceiro com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do Centro Escolar de Cervães. A abertura vai incluir um momento musical para animar a festa com os cantares da tecelagem. A exposição estará aberta ao público também durante os restantes dias, a partir das 10h.
O segundo dia inclui um momento dedicado ciclo do pão de milho, pelas 15h. Da preparação até à cozedura em forno de lenha, as broas serão confecionadas totalmente à moda antiga. No final, tempo para a degustação desta iguaria tradicional. Para além disso, o público poderá ainda saborear as sopas de cavalo de cansado. A iniciativa encerra na segunda-feira, 28 de outubro, dia de visita guiada dos alunos do Centro Escolar e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Cervães. Uma atividade que irá promover a troca de conhecimento entre gerações e a transmissão da cultura tradicional para os mais novos.
O evento resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira, o Centro Escolar e o Centro Social e Paroquial de Cervães. Maria Amélia Oliveira sublinha a importância de “manter a cultura viva”, frisando que os mais novos “não devem esquecer as raízes” e que essas tradições são “enriquecimentos para enfrentar as adversidades da vida”. A organização conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Cervães, de associações locais e da comunidade, numa verdadeira demonstração de união na freguesia. A iniciativa integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 24.10.2019