ROTA DAS COLHEITAS 2019 – Atiães estreia-se Na Rota com diversas atividades para festejar a época das colheitas
Updated on 23/10/2019Atiães prepara a estreia na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. O evento organizado pela ACDR de Atiães e pela Junta de Freguesia pretende celebrar a época das colheitas e as tradições locais em ambiente de convívio e alegria. Dois dias de animação, 26 e 27 de outubro, com várias atividades nas imediações da sede da Junta de Freguesia.
A desfolhada minhota tradicional dá o ‘pontapé de saída’, pelas 19h. A recriação fiel da prática agrícola ancestral chega acompanhada pela música popular das concertinas, que se irá prolongar pela noite dentro garantindo animação no recinto. À hora de jantar, as atenções voltam-se para os sabores da cozinha regional na sardinhada com broa de milho e sopas de cavalo cansado. Ao fim da noite, pelas 24h, começa a ser servido um caldo verde confecionado na hora com produtos agrícolas da freguesia.
No segundo dia, as atividades arrancam às 9h30 com a Missa Cantada em Ação de Graças. Desporto, tradição e música popular são os destaques da tarde de domingo. Por volta das 14h, terá início o Torneio de Futebol e os Jogos Populares. Também a essa hora, o Grupo de Cavaquinhos de Atiães vai animar a abertura a Feira de Produtos Locais, onde pontuam os produtos do campo cultivados pela população local. De salientar que a animação musical será uma constante durante a tarde, graças às atuações do Rancho Recreativo e Cultural de Atiães, do Rancho Infantil de S. Tiago de Atiães e das rusgas populares.
A representante da ACDR, Rosa Pereira, não esconde o orgulho de ver Atiães presente na programação Na Rota das Colheitas, uma oportunidade para “apresentar e divulgar a freguesia e os produtos agrícolas da nossa terra”. Outra das metas passa por “obter fundos para recuperar o telhado da igreja”. Com esses objetivos em mente, a organização pretende oferecer ao público “muita animação, alegria e convívio, num ambiente acolhedor e familiar” para garantir que Atiães causa “a melhor primeira impressão possível”.
Município de Vila Verde, 23.10.2019