RETIRADO O DESACONSELHAMENTO TEMPORÁRIO DA PRÁTICA BALNEAR NA PRAIA FLUVIAL DO FAIAL
Updated on 30/08/2019O Município de Vila Verde informa que a Agência Portuguesa do Ambiente levantou odesaconselhamento temporário da prática balnear, na Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado, repondo assim a normalidade, assegurando a segurança dos banhistas.
Após uma análise à qualidade da água, confirmou-se que os valores recolhidos estão em conformidade com os limites definidos.
A Agência Portuguesa do Ambiente refere que “os resultados analíticos obtidos na recolha da amostra de água efetuada no dia 28/agosto/2019 na água balnear de Prado Faial, concelho de Vila Verde, se encontram em conformidade com os valores limite definidos pela Decisão de 12/02/2010 da Comissão Técnica de Acompanhamento do D.L.nº135/2009, de 3 de junho, alterado pelo D.L. n.º113/2012, de 23 de maio, pelo que foi retirado o desaconselhamento temporário da prática balnear a partir do dia 30/08/2019 e, por conseguinte, reposta a normalidade desta prática.“
Segundo o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Patrício Araújo, «nunca houve uma interdição de banhos na Praia Fluvial do Faial, mas sim um desaconselhamento temporário feito pela Agência Portuguesa do Ambiente, como uma medida cautelar em prol da segurança e do bem- estar dos banhistas.»
«Vale a pena ressaltar que, todas as semanas, são realizadas análises à agua para salvaguardar essa mesma segurança. Análises essas que têm apresentado sempre valores de excelência.», afirma o Vereador
A bandeira verde na Praia Fluvial do Faial foi hasteada na manhã desta sexta feira. Deste modo, a água não constitui qualquer perigo para os banhistas.
Município de Vila Verde, 30.08.2019