REQUALIFICAÇÃO DA ENTRADA SUL DE VILA VERDE INTEGRA PASSADIÇO JUNTO À PONTE DE PEDOME
Updated on 21/02/2019A Câmara está a concluir a intervenção integrada de melhoria da mobilidade nas entradas sul e norte da sede concelhia.
Com a construção da ponte pedonal de Pedome, empreitada que se encontra já numa fase muito adiantada, a Câmara Municipal de Vila Verde vai concluir uma intervenção integrada de melhoria das condições de fluidez e de segurança ao nível da mobilidade nos acessos norte e sul à sede concelhia.
Estas intervenções em zonas com um tráfego diário muito intenso proporcionaram o correto dimensionamento das vias, lugares de estacionamento e passeios, conferindo, assim, uma maior harmonia na circulação de peões e veículos e acrescentando ganhos no capítulo da mobilidade, nomeadamente em termos de comodidade e de segurança de todos os utentes.
Sob o ponto de vista técnico, a empreitada apetrechou as vias de importantes requisitos funcionais, mediante a segregação das tipologias de tráfego (viaturas, peões…), potenciando a coerência geométrica no desenho urbano e melhorando as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.
Este investimento na segurança e na fluidez rodoviárias foi ainda complementado com a construção de novos passeios para peões e com uma intervenção ao nível da modernização e do reforço da eficácia da iluminação pública, em certos pontos, introduzindo iluminação LED que aporta também vantagens económicas e ambientais.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, realizou uma visita à obra de construção da ponte pedonal de Pedome que está em fase de conclusão e representa o culminar de uma intervenção planeada a pensar na mobilidade segura e sustentável e no descongestionamento do tráfego na entrada e saída da sede do concelho de Vila Verde.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde adverte, no entanto, que “o problema de fundo da intensa circulação rodoviária nesta zona do território concelhio apenas se resolverá com uma intervenção estruturante que passa, invariavelmente, pela construção de uma variante a Vila Verde.”