Reitor da Universidade do Minho encerrou a 3ª edição da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento
Updated on 18/02/2021A 3ª edição da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento, realizada ontem, dia 17 de fevereiro, encerrou-se com o livro “Frente ao Contágio” de Paolo Giordano e contou com a participação como dinamizador do Professor Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho.
Numa exposição clara e estruturada em forma de roteiro de leitura, o Professor Rui Vieira de Castro envolveu os participantes numa caminhada por diferentes categorias por ele identificadas, aquando da leitura do livro.
Dos leitores as manifestações e reflexões foram múltiplas, pois como mencionado por todos é um livro propenso a reflexões. O papel da ciência, as vacinas, o avanço tecnológico, o medo, a realidade do amanhã, a solidariedade, o esquecimento, a memória, as aprendizagens, as relações e os afetos foram temas amplamente abordados e discutidos.
A sessão foi organizada pelos Serviços de Documentação e pela Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, integrada na programação do 47º aniversário da Universidade do Minho.
Na sessão estiveram presentes a Vice- Reitora da Universidade do Minho, Dra. Manuela Martins, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Dr. Vítor Paulo Pereira, a Vereadora da Educação Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, e a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Boticas, Dra. Maria do Céu Fernandes.
A Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento conta já com 16 sessões e a sua diversidade de propostas tem juntado leitores de diferentes regiões em torno de um interesse comum, o livro. Ao longo deste tempo as sessões são participadas e organizadas rotativamente pelos Serviços de Documentação e Casa do Conhecimento da Universidade do Minho e pelas Casas do de Boticas, de Montalegre, de Paredes de Coura e de Vila Verde.
No final do encontro o Professor Rui Viera de Castro dedicou à Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento as seguintes palavras: “Conversar é muito interessante! Conversar com pessoas interessantes, é ainda mais interessante! Conversar com pessoas interessantes sobre textos interessantes, é sem dúvida muito mais interessante!”
Município de Vila Verde, 18.2.2021