Rede Casas de Conhecimento assinalaram o Dia Mundial da Visão
Updated on 09/10/2020Há mais de 280 milhões de pessoas no mundo com deficiência visual e 80% desses casos poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce
O Dia Mundial da Visão foi assinalado pela Escola de Ciências da UMinho, com uma interessante conversa que contou com as preciosas intervenções de José Manuel González-Méijome, professor catedrático da Escola de Ciências da UMinho e diretor do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental, e de José Salgado-Borges, médico oftalmologista e diretor clínico da ClinSBorges.
Foram apresentadas inúmeras curiosidades sobre o olho e o seu funcionamento, mas sobretudo procurou sensibilizar-se para os cuidados que devem ser dispensados a este órgão revestido de grande complexidade.
Segundo dados internacionais, há mais de 280 milhões de pessoas no mundo com deficiência visual e 80% desses casos poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce. A cirurgia da catarata é a cirurgia mais frequente no mundo, ao passo que a presbiopia afeta 100% da população a partir dos 50 anos. Estima-se que mais de 5000 milhões de pessoas tenham miopia em 2050.
A iniciativa contou com a participação e colaboração da Rede Casas de Conhecimento, nomeadamente da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa do Conhecimento de Montalegre e da Casa do Conhecimento de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 9.10.2020