PROTEÇÃO CIVIL: ALERTA VERMELHO ATÉ SEXTA FEIRA
Atualizado em 04/09/2019A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou a PASSAGEM A ALERTA VERMELHO até Sexta-Feira em virtude do agravamento das condições meteorológicas, com as temperaturas bem acima dos 30ºC e ventos moderados (30Km/h) a fortes (sup a 40Km/h) do quadrante leste, especialmente, durante a tarde e com baixo teor de humidade do ar. Tais circunstâncias fazem aumentar gravemente o risco de incêndios rurais.
A Autoridade de Emergência de Proteção Civil de Vila Verde recomenda por isso a adequação dos comportamentos e atitudes das populações face à situação de perigo de incêndio rural. Durante todo este período de alerta, estará disponível informação atualizada nos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, bem como nos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
A Autoridade Municipal de Emergência de Proteção Civil recorda que durante todo o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é EXPRESSAMENTE PROIBIDO:
Fazer Queimadas Extensivas;
Fazer Queima de Amontoados ou sobrantes;
Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;
Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores durante todos estes dias de Risco Máximo.
Para Sábado e domingo prevê-se a continuação de tempo quente e seco, com baixa humidade do ar em todo o território, e vento moderado a forte do quadrante Leste, durante a noite, com condições propícias à ignição de incêndios.
Município de Vila Verde, 04.09.2019