Projeto MOVBIO – Importante a valorização energética da biomassa de poda para o seu aproveitamento térmico e elétrico final
Atualizado em 19/01/2018O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, presidiu esta manhã à Sessão de Abertura do Workshop do Projeto MOVBIO sobre a valorização energética da biomassa de poda”, onde referiu que o “Município de Vila Verde isenta na totalidade as empresas agrícolas e de turismo de taxas municipais. Todos os projetos agrícolas são apoiados e a Câmara Municipal continua totalmente empenhado em ajudar a criar todas as condições possíveis e necessárias para apoiar a economia local, para que as pessoas se fixem no território concelhio.”
O mesmo Edil continuou dizendo “Vila Verde é o concelho com o maior número de investimentos em projetos agrícolas e a autarquia vilaverdense vai prosseguir com a implementação de políticas ativas de modernização do concelho, as políticas fiscais do município procuram, assim, dosear o contributo do setor agrícola e efetivamente, estimular o empreendedorismo e a captação de novos investimentos nesta área, um setor importante e gerador de emprego.”
O workshop sobre o Projecto MOVBIO teve lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde e contou também com a presença do Presidente da CAVIVER, e dos responsáveis da Agência de Energia do Ave e do Centro para a Valorização de Resíduos. Este evento está integrado com as jornadas da Poda de Inverno e Condução da Vinha, promovidas pela Cooperativa Agrícola de Vila Verde em parceria com a Academia do vinho Verde. Durante a tarde realiza-se uma sessão de poda e demonstração de campo de recolha de poda, nas vinhas da Quinta do Homem.
Projeto MOVBIO
Segundo os promotores do MOVBIO é através da avaliação da viabilidade técnica e económica das adaptações dos processos de pré-tratamento e de aproveitamento térmico, facilitar a valorização energética da biomassa de poda de origem agrícola (vinha, olival, fruteiras) e urbana (biomassa
proveniente da poda de parques urbanos e jardins).
Pretende-se também contribuir para fortalecer o modelo económico, tornando-o mais sustentável através do uso eficiente da biomassa residual e promover a inovação empresarial.
Este projeto é financiado pelo programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP) e é liderado pela Fundación CIDAUT, contando também com a participação da Agência de Energia Municipal da cidade de Valladolid (AEMVA), o Instituto Tecnológico Agrário de Castilla y Leon (ITACYL) e, como parceiros portugueses, o Centro para a Valorização de resíduos (CVR) e a Agência de Energia do Ave (AedoAVE).
Com o projeto MOVBIO será alcançada uma avaliação do potencial real da valorização energética da biomassa de poda não aproveitada atualmente para esse efeito por falta de viabilidade técnico-económica. Compreenderá a etapa de extração no campo, a sua caracterização como combustível e a adaptação de tecnologias de combustão eficientes que permitam o seu aproveitamento térmico e elétrico final.