Projeto “Green Tour” das alunas da Escola Secundária de Vila Verde vai representar o concelho na Final do Tourism.UP em Loures
Atualizado em 08/11/2018Decorreu, ontem à tarde, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, o TOURISM UP, um programa de aceleração de âmbito nacional desenhado para apoiar empreendedores e startups, no desenvolvimento de propostas de valor nos setores do turismo e da valorização de produtos endógenos, decorrendo preferencialmente em territórios de baixa densidade e/ou afastados dos grandes centros urbanos, potenciando as redes empreendedoras destes setores, sendo a Câmara Municipal de Vila Verde também parceira deste projeto.
A sessão foi orientada pela Drª Raquel Oliveira, em representação do Turismo de Portugal e Territórios Criativos.
Foram apresentados nesta Oficina de Seleção de Projetos, em Vila Verde, cinco projetos, nomeadamente Find Us- Portugal à mesa, Smart Side Car Trip, Green Tour, Slow Stay e Tuk Tuk, avaliados pelo júri Dr. José Lopes, representante da AEVIVER, Engº Paulo Pereira, representante da ATAHCA e pelo Dr. Manuel Brito, da Câmara Municipal de Vila Verde:
A ideia vencedora tem o nome de “Green Tour” e consiste na criação de Rotas Culturais em Tuk Tuk’s decorados com a temática dos Lenços de Namorados, com o objetivo de dar a conhecer as potencialidades turísticas do Concelho de Vila Verde.
O projeto foi idealizado por três alunas do curso de Turismo da Escola Secundária de Vila Verde, que terão agora a tarefa de representar o concelho no concurso a nível nacional.
Antes disso, estas jovens criativas irão participar em dois Bootcamps, onde terão uma formação intensiva de vários módulos relacionados com o empreendedorismo e o turismo.
No evento final- Pitch & Demo, serão apresentados todos os projetos elegidos nesta 1ª fase que decorreu em 30 territórios, a um júri e potenciais clientes e investidores, no Palácio Correio- Mor, em Loures, no dia 12 de dezembro de 2018.
O 1º classificado receberá o valor de 4000 euros e o 2º e 3º classificados a quantia de 500 euros cada.
Esta sessão contou com a presença da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, que começou por afirmar que «em pouco tempo conseguimos cinco projetos para apresentar, o que é muito bom».
«O empreendedorismo é, de facto, uma palavra que nos tem surgido muito nos últimos tempos. O ano passado um grupo de alunos da EPATV foram vencedores na Final Transfronteiriça do Concurso Empreendedor da UP Cávado. Tudo isto é sinal da criatividade e do espírito empreendedor dos alunos das nossas escolas.», referiu a autarca.
A Vereadora colmatou parabenizando os projetos apresentados e referindo que «o importante é nunca desistir. No meio de muitos nãos, pode haver um sim. Esta ideia da Tourism. UP é fantástica, porque possibilita aos jovens e não só, se lançarem no mundo do empreendedorismo».
O objetivo deste projeto passa por conhecer as dinâmicas atuais do turismo nacional e internacional e dos conceitos de empreendedorismo e inovação, conceber modelos de negócio e propostas de valor para a concretização de uma ideia de negócio e reconhecer a importância do marketing e das novas tecnologias para a área do turismo.
Município de Vila Verde, 8.11.2018