Presidente da Câmara de Vila Verde valoriza importância do Dia da Defesa Nacional na consciencialização cívica dos jovens
Updated on 17/03/2022A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, apadrinhou a participação de jovens do concelho no Dia da Defesa Nacional que decorreu no Regimento de Cavalaria nº 6, em Braga.
O Comandante do Regimento, coronel Jorge Martins Henriques, orientou a visita às instalações e equipamentos militares, numa jornada que a autarca reconheceu como de grande importância para o reconhecimento do papel social e humanista das Forças Armadas Portuguesas.
Júlia Fernandes acompanhou jovens do concelho no Regimento de Cavalaria nº 6, em Braga
Júlia Fernandes – que assinou o Livro de Honra do RC6 deixando uma mensagem de agradecimento e reconhecimento ao trabalho da instituição – destacou a oportunidade que o Dia da Defesa Nacional representa no reforço da proximidade entre as estruturas militares e a sociedade.
Nesse âmbito, a autarca reconheceu o impacto da iniciativa na “consciencialização dos jovens de ambos os sexos” e no seu “processo de desenvolvimento e consolidação dos valores, no quadro de reconhecimento dos direitos e dos deveres cívicos”.
Júlia Fernandes valorizou ainda o facto de muitos jovens naturais de freguesias do concelho estarem a reencontrar-se no quartel, depois de diferentes trajetos no percurso escolar, académico e profissional.
O Regimento de Cavalaria nº 6 recebe ao longo do ano mais de 18 mil jovens de todo o distrito, que têm a oportunidade conhecer equipamento militar, como os veículos de intervenção e combate Pandur e armamento, experimentar fardas e partilhar expectativas e experiências com militares.
Fundado em 1709, o RC6 esteve aquartelado em várias cidades do país, encontrando-se na cidade de Braga desde agosto de 1979. Nos últimos anos, os militares têm participado e cumprido missões no território estrangeiro, como no Kosovo, assim como em patrulhamento ou vigilância pós-incêndio em Portugal. No contexto da pandemia, assumiram também a distribuição de equipamentos de proteção individual, ações de formação e de desinfeção no âmbito da crise pandémica.