População escolar sensibilizada para a separação seletiva dos resíduos e compostagem doméstica
Updated on 13/04/2018Março, mês do ambiente, já terminou, mas a sensibilização ambiental continua.
Quantos de nós fazemos a recolha seletiva de resíduos e, posteriormente, a compostagem doméstica? Sendo esta uma grande lacuna nas famílias do concelho, a Câmara Municipal de Vila Verde em parceria com a CIM Cávado e a Quercus, iniciou, ontem, um ciclo de palestras, enquadrada na “Campanha Intermunicipal para Recolha Seletiva e Compostagem Doméstica no Cávado”, dinamizadas pelo professor José Rodrigues, na Escola EB 2 e 3 de Vila Verde, na Monsenhor Elísio Araújo, na Secundária de Vila Verde e, por fim, na Escola Profissional Amar Terra Verde.
A apresentação teve por base a explicação do ciclo da matéria orgânica, alertando para o problema da má separação dos resíduos sólidos urbanos.
No final, todos os alunos que participaram, puderam perceber o funcionamento do compostor, com uma demonstração prática, e cada escola recebeu um exemplar, de forma a poder, assim, iniciar a sua própria compostagem.
Segundo o professor José Rodrigues “As crianças devem ser educadas a mudarem de atitude, de forma a iniciarem uma boa separação dos resíduos, para que consigamos, assim, no futuro, rácios de uma boa reciclagem, maior do que a que temos hoje em dia e, consequentemente, uma economia mais sustentável”.
As turmas mostraram-se muito interessadas e, acima de tudo, motivadas a mudarem o seu comportamento e a influenciarem as famílias a iniciarem a compostagem doméstica.
Estas sessões enquadram-se numa das várias ações da campanha, que vão acontecendo, ao longo deste mês, no Concelho de Vila Verde.
Este projeto, além de promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, é cofinanciado pelo POSEUR- Programa Operacional Temático da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, alinhado com, o previsto estraatégia integrada de Desenvolvimento Territorial do Cávado 2014-2020.