Obras sociais de Vila Verde contempladas com reforço de 600 mil euros em fundos europeus
Atualizado em 22/02/2023Centros sociais das paróquias de Lage e Moure beneficiados em atualização de verbas geridas pela CIM Cávado
Os centros sociais das paróquias de Lage e Moure, no concelho de Vila Verde, vão receber um reforço de verbas comunitárias para financiamento de obras em infraestruturas para serviços de ação social, ao abrigo de uma reprogramação na distribuição de fundos disponíveis pelo Programa Operacional Norte 2020.
Conforme esclarece a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, em causa está uma verba global na ordem dos 600 mil euros, que “representa uma ajuda muito importante para as instituições suprirem os compromissos financeiros que tiveram de assumir para a concretização de obras sociais”.
“Trata-se de investimentos que são, reconhecidamente, mais-valias de extrema relevância para o concelho e para a capacidade de resposta a necessidades cada vez mais prementes nas nossas comunidades”, assumiu a autarca, enaltecendo a sensibilidade dos técnicos e responsáveis da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado para reforçar a mobilização dos recursos disponíveis.
Resultante de verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) inscritas no PO Norte 2020 para equipamentos sociais, o reforço de financiamento das duas IPSS de Vila Verde foi acertado com o Município no âmbito de uma atualização do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da CIM Cávado.
O Centro Social da Paróquia da Lage vai receber um reforço de cerca de 318 mil euros para ampliação e remodelação das infraestruturas ao nível de lar e creche, ascendendo a comparticipação de fundos europeus para quase 800 mil euros, o que representa um apoio na ordem dos 85% nos 940 mil euros considerados como investimento elegível da intervenção.
No caso do Centro Paroquial e Social de Moure, a obra de remodelação e ampliação do Lar de Idosos foi contemplada com um reforço de 280 mil euros. Neste caso, o apoio total do FEDER cifra-se em pouco mais de 600 mil euros, o que representa cerca de 61% dos 996 mil euros de investimento global elegível.
Acompanhados pelos responsáveis das duas IPSS e por equipas técnicas do Município e da Comunidade Intermunicipal, a presidente da Câmara de Vila Verde e o secretário-geral da CIM Cávado, Rafael Amorim, efetuaram uma visita às obras em curso que foram contempladas e que deverão estar concluídas até junho.