O terceiro dia da 2ª Feira de Ciência & Tecnologia dedica palestras a Projetos de Ciência que se desenvolvem nas Escolas do concelho de Vila Verde
Atualizado em 27/11/2020As palestras do terceiro dia da Feira de Ciência & Tecnologia foram dedicadas a Projetos de Ciência desenvolvidos pelos Clubes de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
O projeto “Criação e monitorização de um charco pedagógico”, do Centro de Ciência Viva de Braga, foi apresentado durante a manhã por Maria Luís Miranda, Bióloga e Mestre em Ecologia, dando a conhecer os charcos, que quanto à sua dimensão se dizem “maiores do que uma poça e menores do que um lago”. Eles são ecossistemas frágeis e instáveis de elevada importância ecológica, essenciais na sobrevivência de espécies animais e plantas ameaçadas, assim como imprescindíveis ao Homem. São habitats que devem ser conservados pela riqueza que contêm.
A construção de um charco e a monitorização da sua biodiversidade tem como objetivo a conservação destes habitats, a sensibilização dos alunos para o tema, a criação de uma base de dados valiosa para o estudo dos charcos e uma mais valia para o desenvolvimento das capacidades formativas e intelectuais dos alunos.
Será impossível ficar indiferente a um charco e não perceber a sua biodiversidade, após a fantástica apresentação de Maria Luís Miranda.
A tarde foi preenchida com o Projeto “ Lab in a Box”: um tubo de ensaio no agrupamento de Vila Verde e de Moure e Ribeira do Neiva, apresentado por Rodrigo Abreu, Coordenador do Projeto Lab in a Box e Joana Loureiro, Diretora Educacional e Científica do mesmo projeto e que está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e no Agrupamento de Escolas de Vila Verde, através dos Clubes de Ciência na Escola.
O Lab in a Box (LiB), é um projeto desenvolvido por cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência. É um projeto pedagógico pioneiro e diferenciador, pensado para desenvolver nos alunos o deslumbramento pelo meio que os rodeia, o espírito crítico e a curiosidade científica. Usando como base o ensino experimental e o método científico, pretende ajudar a criar uma comunidade de futuros “cidadãos cientistas”.
O kit “Lab in a Box”, é um kit de educacional de experiências científicas, portátil e modular, com materiais de baixo custo, protocolos experimentais simples, apelativos e integrados nos currículos.
Em conjunto, o projeto fornece formações de professores acreditadas, acompanhamento em sala de aula, recursos online e uma partilha constante de experiências através do Fórum online “Lab in a Box”.
Perceber como um laboratório pode “existir” dentro de uma caixa e que nela se encontra um conjunto de materiais nada tradicionais a um laboratório deixa a vontade de querer uma caixa tão rica em experiências! Foi um excelente momento de partilha de conhecimento e de projetos fantásticos!
Podemos dizer que há “ciência” por Vila Verde!
Município de Vila Verde, 27.11.2020
GALERIA FOTOGRÁFICA