O Município de Vila Verde participou no IV Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão, intitulado “Olhares Sobre a Diversidade e Inclusão”
Atualizado em 25/02/2021O Município de Vila Verde participou, ontem dia 24 de fevereiro, no IV Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão , intitulado “Olhares Sobre a Diversidade e Inclusão”, em dois painéis subordinados aos temas “Desafios na Implementação de Práticas RS com Impacto na D&I/ O Impacto da Pandemia e do Teletrabalho” e “Da Transição à Inclusão: Desafios e Oportunidades” ,no painel “Da Transição à Inclusão: Desafios e Oportunidades”.
Apresentação do projeto “Férias + Iguais” e projeto “SANUS”
Coube à Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes, a apresentação da temática “Desafios na Implementação de Práticas RS com Impacto na D&I/ O Impacto da Pandemia e do Teletrabalho” onde se debruçou em torno do projeto “Férias + Iguais”, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género, numa perspetiva de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar dos colaboradores/as e o projeto “SANUS”, que visou a prevenção da saúde mental, tendo em vista o bem-estar dos/as colaboradores/as em locais de trabalho saudável, duas boas práticas implementadas pela Câmara Municipal de Vila Verde.
Apresentação do Projeto “Tardes Digitais”
O Projeto “Tardes Digitais” inseriu-se no painel “ Da Transição à Inclusão: Desafios e Oportunidades” apresentado por José Ismael Graça, Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde.
“Tardes Digitais”, é um projeto de inclusão na Sociedade da Informação com o grande propósito de promover condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais, contribuindo para a inclusão digital e consequente inclusão social, dirigido a seniores e a pessoas com necessidades especiais. É um projeto desenvolvido colaborativamente entre a Casa do Conhecimento de Vila Verde, o Serviço da Ação Social do Município e a Escola Secundária de Vila Verde, em que os monitores se organizam por grupos de alunos e voluntários desta escola sob a orientação de um do professor.
Câmara Municipal de Vila Verde é signatária da Carta Portuguesa para a Diversidade
A Câmara Municipal de Vila Verde é desde 2017, signatária da Carta Portuguesa para a Diversidade entendida como “um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. (…) consiste num documento curto assinado de forma voluntária por empregadores de vários setores (público, privado com e sem fins lucrativos). Descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.” (in, Carta para a Diversidade)
A Câmara Municipal de Vila Verde faz parte do grupo de trabalho Eventos que organiza o Programa do IV Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão que decorreu entre os dias 23 e 25 de fevereiro.
Município de Vila Verde, 25.2.2021