Novas Instalações Municipais vão potenciar o trabalho dos serviços sociais do Município
Updated on 11/03/2016A Câmara Municipal de Vila Verde inaugurou esta tarde, 11 de março, as novas instalações Municipais do Serviço de Ação Social do Município de Vila Verde, do GIP- Gabinete de Inserção Profissional, da CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e do CLDS 3G – Contrato Local de Desenvolvimento Social, as quais ficam localizadas na Rua Dr. João Macedo da Cunha, em Vila Verde.
O ato foi Presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e contou com a presença do Diretor do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, Dr. Rui Barreira, da Vereadora da Ação Social do Município de Vila Verde, Drª Júlia Fernandes, dos Vereadores do Executivo Municipal, do Presidente da Junta de Vila Verde, José Luís Faria, e o Reverendíssimo Arcipreste de Vila Verde, P.e Carlos Lopes, procedeu à Bênção das Instalações. Além destas entidades marcaram presença vários representantes de entidades concelhias e locais e muitos populares.
Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António vilela, na cerimónia de inauguração das novas instalações do Serviço de Ação Social do Município, GIP, CPCJ e CLDS-3G:
“Temos vindo a concordar que o nosso país precisa de espírito positivo, de acções e de investimentos que aportem maior equidade social, que não contribuam apenas para ajudar as franjas mais vulneráveis da população a fazerem face às dificuldades que enfrentam, mas também que dinamizem a economia social e ajudem a construir uma sociedade mais justa, moderna e empreendedora.
É fundamental que sejam criadas todas as condições para facilitar e potenciar o trabalho dos serviços sociais das autarquias, das instituições, dos organismos e de todos os serviços de apoio ao desenvolvimento social.
A coesão social é atualmente uma das vertentes estruturantes do progresso e da afirmação de Vila Verde como um concelho solidário e empenhado na máxima dignificação das condições de vida de todas as pessoas.
No âmbito da criação de emprego, a economia social ocupa um espaço já muito significativo, e com o reforço da articulação com todos os parceiros sociais e investimento em novos projetos, este sector vai ter que continuar a crescer e a encontrar estratégias para fazer face aos novos problemas e necessidades.
O concelho de Vila Verde tem hoje uma cobertura de equipamentos sociais de excelência, fruto do exemplar trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas IPSS e por todas as entidades com intervenção nesta área muito sensível.
A Ação Social do Município de Vila Verde está focalizada no combate e principalmente na prevenção de situações de pobreza e exclusão social, fazendo tudo o que está ao seu alcance para atenuar as desigualdades e disfunções sociais, assentando o seu trabalho de proximidade no diálogo e na cooperação institucional.
É fundamental apostar na coesão social, incrementando a articulação e o diálogo aberto e construtivo entre serviços e cidadãos.
Para promover uma inclusão social ativa, é igualmente importante adotar medidas potenciadoras do crescimento do trabalho de voluntariado, desafiando as entidades e cidadãos para a necessidade de se investir cada vez mais numa vertente solidária.
Estas novas instalações são uma efetiva resposta à necessidade de articular a atuação dos serviços de acção social e de lhes proporcionar os meios indispensáveis para responderem com eficácia e em tempo útil às solicitações.
A elevada complexidade dos problemas sociais emergentes reclama a realização de uma intervenção sistémica e uma crescente capacitação social, reforçando-se as redes de suporte social.
O trabalho integrado e de permanente articulação entre o GIP, a CPCJ e o CLDS-3G vai ser potenciado nestas instalações, ajudando assim a tornar o trabalho da rede social concelhia ainda mais ágil e interventivo.
Todos sabemos que a realidade social é complexa, exige um permanente trabalho multidisciplinar e estes serviços, embora com as suas especificidades e competências próprias, atuam em sintonia, funcionando como uma alavanca do progresso social.
Assim, o impacto do trabalho de parceria que tantos e tão bons frutos tem dado, em Vila Verde, encontra nestes novos espaços mais uma oportunidade para se aprofundar e para prosseguir na senda da construção de uma sociedade alicerçada nos pilares do humanismo e da solidariedade social.
Quero, nesta ocasião especial, aproveitar para felicitar todos os organismos e instituições que, integrando a rede social concelhia, têm sabido interpretar muito bem o seu papel nesta dinâmica de intervenção social que faz do trabalho colaborativo e da cooperação institucional um poderoso instrumento de construção do progresso e do bem-estar da população.
Não posso também deixar de realçar o papel insubstituível das juntas de freguesia e particularmente dos seus presidentes, porque conhecem o terreno como ninguém e se envolvem muito ativamente na sinalização e na resolução de situações de natureza social que não podem esperar.
Uma rede social bem articulada e bem oleada, em que todas as peças da engrenagem se encaixam devidamente e em que todos se empenham para chegar a bom porto, é a chave-mestra de uma política de ação social que, no concelho de Vila Verde, apresenta resultados muito satisfatórios.”