NA ROTA DAS COLHEITAS – Uma densa e intensa programação feita para ‘matar saudades’ de tradições quase perdidas
Atualizado em 28/07/2016A VII edição de Na Rota das Colheitas apresenta novidades. Uma densa e intensa programação feita para ‘matar saudades’ de práticas relegadas e tradições quase perdidas. Também um mergulho na cultura e sabedoria ancestrais, mostrando às novas gerações ‘como se fazia antigamente’. Conheçam o Programa Completo e os números desta edição: 6 práticas agrícolas, 4 feiras agrícolas, 4 festas de colheitas e arraiais, 11 iniciativas gastronómicas, 6 eventos culturais, 4 actividades desportivas e de natureza e 19 freguesias envolvidas.
Uma viagem no tempo ao encontro das raízes da tradição e da cultura minhota!
O mês de agosto traz consigo o regresso ao país de milhares de emigrantes que serão recebidos de braços abertos com a VII edição Na Rota das Colheitas, uma iniciativa que contempla uma programação extensa e variada que até ao mês de novembro vai colocar vilaverdenses e visitantes em contacto direto com as práticas e costumes ancestrais que ditam o pulsar do mundo rural. Das desfolhadas do milho às malhadas do centeio, passando pela espadelada do linho e pela pisada das uvas, entre outros, são inúmeras as iniciativas preparadas como manda a tradição. O vestuário e as alfaias, as merendas e a música popular, nenhum pormenor é descurado para garantir que vilaverdenses e visitantes embarquem numa autêntica viagem no tempo à descoberta das raízes da tradição e da cultura minhota.
Às recriações de práticas agrícolas tradicionais juntam-se muitos outros predicados. Os arraiais à boa moda do Minho, as festas e romarias, as iniciativas de índole gastronómica, a música popular e a beleza das paisagens verdejantes são outros dos grandes atrativos de uma iniciativa que vai percorrer várias freguesias do Concelho, colocando também em evidência a riqueza da cultura popular e a excelência do património edificado, natural e paisagístico. Motivos de sobra para uma viagem a Vila Verde, que garante uma oportunidade para viverem experiências únicas e desfrutarem do encanto das nossas terras e das nossas gentes.
No total, são mais de três dezenas de iniciativas, num autêntico hino ao mundo rural, em que as tradições e os saberes herdados dos antepassados são transmitidos às gerações vindouras, perpetuando-os no tempo e nas nossas memórias, mantendo bem viva a idiossincrasia da nossa cultura. Cada evento encerra em si a genuinidade da alma vilaverdense e este ano o programa brinda-nos com um leque ainda mais alargado de atividades. Fruto do êxito das últimas edições, a programação envolve atualmente duas dezenas de freguesias e engloba mais de trinta iniciativas. Um programa vasto e alargado que atinge o apogeu na ‘Festa das Colheitas – XXV Mostra de Produtos Regionais’. Durante seis dias consecutivos, a sede do concelho acolhe uma mostra do melhor que o concelho de Vila Verde tem para oferecer.
A programação turístico-cultural ‘Na Rota das Colheitas’ é organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com um vasto leque de atores regionais, nomeadamente, Juntas e Uniões de Freguesia, Associações Culturais, Agentes Turísticos, Comércio Local e diversas Instituições. Uma conjugação de esforços e vontades que se tem revelado extremamente profícua no desenvolvimento de um evento que assume já um lugar de relevo na agenda nacional, atraindo todos os anos milhares de visitantes contribuindo de forma categórica para a valorização da cultura, a dinamização da economia e a promoção do território.