Na Rota das Colheitas: mais de 50 iniciativas “numa emocionante viagem à descoberta da genuína tradição do mundo rural”
Atualizado em 30/07/2022Programa “amplo e diversificado” acontece durante os próximos quatro meses, com eventos em 26 freguesias do concelho de Vila Verde
São mais de 50 eventos que durante quatro meses vão acontecer em 26 freguesias. A iniciativa ‘Na Rota das Colheitas’ está de regresso, comprovando o grande dinamismo do concelho e a força das tradições na valorização do território, como sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, na apresentação do programa.
“É um roteiro turístico-cultural que resulta de uma enorme conjugação de esforços e de vontades, com o objetivo de manter vivas as tradições do mundo rural, atrair milhares de visitantes e contribuir para a valorização da cultura, dinamização da economia e promoção das nossas freguesias e de todo o concelho”, vincou Júlia Fernandes.
Numa conferência realizada na Quinta de Mouriz, na vila do Pico de Regalados, a presidente do Município explicou que “o crescimento e desenvolvimento do programa cada vez mais rico” da Rota das Colheitas está sustentado na “preservação e recriação genuína das tradições” e no envolvimento de “um vasto leque de atores locais e regionais”.
Acompanhada pelos vereadores Manuel Lopes Michele Alves e Patrício Araújo, a autarca agradeceu a participação e a mobilização das diversas instituições envolvidas, desde as Juntas e Uniões de Freguesias, às associações culturais, agentes turísticos, comércio local e diversos movimentos populares.
A iniciativa Na Rota das Colheitas foi criada há 13 anos pelo Município de Vila Verde. Por força da pandemia, foi interrompida nos últimos dois anos. Mas “as marcas da identidade das comunidades das freguesias e do concelho mantêm a sua força e mais-valia diferenciadora”.
“Este é mais um convite a visitar Vila Verde e descobrir os seus mil e um encantos”, desafia Júlia Fernandes, reafirmando a “aposta clara na valorização das tradições rurais e dos hábitos do povo vilaverdense, perpetuando-os através dos tempos e assegurando a preservação de uma herança cultural de riqueza ímpar”.
Programa amplo e diversificado
Apresentada como “uma emocionante viagem à descoberta da genuína tradição do mundo rural”, a “ampla e diversificada” programação da Rota das Colheitas arranca no primeiro fim-de-semana de agosto, estendendo-se até ao final de novembro.
Os eventos programados incluem atividades agrícolas como a malhada de centeio, a espadelada de linho, a desfolhada de milho, a vindima e pisada de uvas e a apanha da azeitona – uma novidade do programa agendada para Sande.
Os trajes da época, as alfaias agrícolas, as merendas fartas e a alegria da música popular dão cor às iniciativas, a que acrescem os arraiais à moda do Minho, as festas e as romarias, as iniciativas de índole gastronómica, os espetáculos musicais e a beleza das paisagens verdejantes, associada à riqueza da cultura popular e à excelência do património natural e edificado.
O programa atinge o apogeu na “Festa das Colheitas – XXX Feira Mostra de Produtos Regionais”, que decorre durante cinco dias consecutivos, de 5 a 9 de outubro, com o melhor que Vila Verde e a região têm para oferecer, dando destaque à tradição agrícola, à música popular, à gastronomia regional, ao artesanato local, entre muitos outros motivos de interesse.
São mais de 40 iniciativas que acontecem nas diferentes freguesias do concelho, a que acrescem mais de uma dezena de eventos e outras manifestações das tradições locais que integram a programação da Festa das Colheitas, como a Festa do ‘Caurdo’, encontros de música popular e concursos agrícolas e gastronómicos.
Município de Vila Verde, 2022-07-27
GALERIA FOTOGRÁFICA