Na Rota das Colheitas em Vila Verde: Recriação de tradições agrícolas mobiliza diferentes gerações
Atualizado em 24/08/2023Malhada de tremoços, desfolhada e cerveja artesanal marcam animação do fim de semana
Com as novas gerações a interagir na recriação de várias tradições agrícolas e do mundo rural, o concelho de Vila Verde é palco neste fim de semana de uma malhada de tremoços, uma desfolhada e uma colheita de lúpulo. São momentos de festa e animação popular integrados Na Rota das Colheitas, programação que o Município promove ao longo de quatro meses nas diferentes freguesias do concelho.
A malhada de tremoços é uma das novidades do programa deste ano, com um a atividade a ser retomada pelas ‘mãos’ da comissão de festas em honra do Senhor do Ribeiro, marcando um fim de semana de grande animação popular num dos núcleos urbanos do centro de Vila Verde. Agendada para a tarde de domingo, a malhada vai decorrer num ambiente pautado pelo Rancho Típico Infantil de Vila Verde.
Pela primeira vez Na Rota das Colheitas está a Ribeira do Neiva, com a realização de uma desfolhada de milho e um festival folclórico, assumidos pela Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Godinhaços. As atividades marcam a agenda de sábado e domingo, no campo de jogos local.
Depois de uma tarde dedicada à tradicional corrida de cavalos, a desfolhada de milho ocupa o campo de jogos de Godinhaços, a partir das 21h00. No domingo, o festival de folclore junta os ranchos de Godinhaços, Atiães e Prado S. Miguel.
Letra apresenta cidra “Duura”
De regresso está também o Letra Harvest Letra, um festival de cerveja artesanal que durante três dias vai proporcionar diversas atividades que prometem mobilizar “gentes de diferentes idades”, que poderão participar na colheita do lúpulo com almoço no campo e acompanhar o processo de produção na Cervejaria Letra.
O evento vai ainda ficar marcado pela apresentação da nova cidra feita com a maçã “Porta da Loja” – um fruto típico da região, caracterizado pela sua maior durabilidade em relação a outras espécies de maçã. A “Duura” vai ser apresentada no sábado, às 18h00, nas instalações da Cervejaria Letra, em Vila Verde.
O festival tem entrada livre e, além das diferentes cervejas artesanais, inclui street food com sugestões locais, showcookings e animação musical, com concertos de bandas como Cão Que Ladra, Silvino Branca e We Rhythm And Blues.