NA ROTA DAS COLHEITAS – A Malhada de Tremoços em Oleiros entrou na Rota com o pé-direito: “Para o ano é para repetir!”
Updated on 16/09/2018Pela primeira vez na história da Rota das Colheitas, a programação incluiu uma malhada de tremoços à moda antiga. Oleiros foi a freguesia que introduziu a novidade e, dessa forma, passou a integrar o maior evento turístico-cultural de Vila Verde. A malhada de tremoços foi recebida em ambiente de grande animação e convívio entre oleirenses e visitantes junto à igreja da freguesia, durante o final de tarde do passado sábado, dia 15 de setembro. A iniciativa teve uma particularidade curiosa em comparação com outras malhadas da Rota. Desta vez, os homens ficaram de fora e o protagonismo foi das mulheres, que, vestidas a rigor, meteram as mãos ao trabalho e mostraram a força e o entusiasmo que têm em pegar nos malhos para reviver a tradição local. O momento de engaçar e de apanhar os tremoços também foi tarefa delas.
A demonstração foi um sucesso, mas a iniciativa não ficou por aí. Houve tremoços para toda gente provar e, pelos vistos, estavam bons de sal. Teresa Dantas é uma das participantes e conhece muito bem o cultivo dos tremoços: “Faço tremoços há mais de 25 anos! Os nossos tremoços, os tremoços da nossa terra, são outra coisa! São demolhados em água do poço, tem um sabor diferente!”. Admite ainda que vê a iniciativa com otimismo. “Estou a gostar muito de estar aqui, está a ser realmente bonito, bom para todos!”, vinca. Com a mesma perspetiva, a malhadora Isabel Reis frisa que está contente por estar a fazer da primeira edição malhada de tremoços e acrescenta que gostava que crescesse nos próximos anos: “Estou adorar. Acho tudo muito bonito, mas também espero que continue a evoluir!”. A trabalhadora frisa também o papel da presidente da Junta local, Carla Leitão: “Vim a convite da nossa jovem Presidente de Junta. Ela incentiva muito as pessoas, de todas idades, é pena alguns não queiram participar!”.
Oleiros é terra de tradições
Para a autarca da freguesia, o evento teve um balanço positivo: “Para ser a primeira vez, acho que a correu bastante bem! Nós somos uma freguesia de tradições, recordo que temos aqui um momento único no país com a festa do pão quente que atrai centenas e centenas de pessoas!”. Carla Leitão estava satisfeita com a entrada na Rota das Colheita e deixa bem claro que “para o ano é para repetir…sem dúvida!”.
Júlia Fernandes, vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, vê o batismo da malhada de tremoços com broa de milho com uma enorme alegria: “Esta é uma recriação já há muito pretendida pela Rota, hoje estamos a concretizá-la com bom ritmo”. “A freguesia de Oleiros agarrou, e bem, a iniciativa e penso que tem tudo para continuar na programação, pois vejo que estão reunidas todas as condições para que cresça. A meu ver, esta estreia vai consolidar-se nos próximos anos”, remata a vereadora.
Mestres na arte de confecionar broas de milho
Durante e após a recriação agrícola tradicional, ouviram-se os acordes das concertinas e os cantares típicos da música popular, que tornaram o evento mais atrativo e cheio de boa disposição. Além dos tremoços, o dia foi também de broa de milho à antiga. Duas senhoras, muito afamadas pela terra, estiveram durante a tarde a amassar a farinha e a meter o pão no forno de lenha. Maria Conceição e Maria Correia dizem-se ser das poucas “padeiras à antiga” e consideram que é uma iguaria que precisa de muita dedicação. “Nós já fazemos isto há anos, gostamos muito de continuar com a tradição, mas a verdade é que dá muita canseira…”, sublinham. Já no final da conversa, dizem que querem que a iniciativa se repita e que fazem questão de marcar presença: “Para o ano, se estivermos vivas, cá estaremos de bom agrado!”.
A merenda incluiu, além dos tremoços e das broas, a famosa sopa de burro cansado. As malgas de barro encheram-se vinho, açúcar e de broa de milho acabada de fazer para ajudar as mulheres que trabalharam durante a malhada recuperar energias e para todos aqueles que quiseram deliciar o paladar depois de uma tarde bem quente. No final, toda a gente levou para casa um saco de tremoços. A malhada de tremoços com broa de milho foi levada a cabo pela Junta de Freguesia de Oleiros, com a colaboração da Comissão de Desporto e Cultura, e integra a IX edição da Rota das Colheitas, organizada pelo Município de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 16.9.2018