NA ROTA DAS COLHEITAS – A chama da tradição continua acesa na Vila de Prado
Updated on 22/09/2016A Vila de Prado prepara-se para voltar a provar que a chama da tradição continua bem acesa na freguesia, que se prepara para festejar a preceito a época das colheitas. Folclore, concertos de música ao vivo, recriações de práticas agrícolas tradicionais (matança do porco e desfolhada do milho), cortejo de oferendas, gastronomia regional e muita animação durante os três dias (23 a 25 de setembro) da Festa das Colheitas de Prado, que vai decorrer nas imediações da Igreja Nova.
A festa arranca já na próxima sexta-feira (23 de setembro), com a celebração de uma Eucaristia, marcada para as 18h30. No final, começa a primeira das duas recriações de práticas agrícolas ancestrais incluídas no programa, com a matança do porco, que deverá ocorrer pelas 19h00. Meia hora mais tarde, as atenções voltam-se para a atuação da Fanfarra da Vila de Prado. À noite, a prata da casa vai mostrar que também tem valor e as atuações dos artistas da terra vão animar o serão.
Desporto, etnografia, música e gastronomia regional
O dia 24 (sábado) arranca a todo o vapor com a manhã dedicada inteiramente ao desporto rei, no 2º Torneio de Fut7 das Colheitas. As atividades continuam ao início da tarde e os mais novos voltam a ser as grandes estrelas da festa durante o Desfile da Pequenada, entre a Capela de S. Tiago e a Igreja Nova. Ao final da tarde, a nota de destaque vai para uma das mais apreciadas iguarias da nossa região, o Porco no Espeto, que vai aconchegar o estômago e fortalecer o corpo para as atividades da noite. Pelo meio decorre a Missa da Catequese, que começa às 18h30.
Com o crepúsculo chega a segunda recriação de uma prática agrícola tradicional, a desfolhada do milho. Uma iniciativa que vai juntar miúdos e graúdos, pradenses e visitantes, enfim, todos quantos quiserem juntar-se à festa e celebrar a época das colheitas, com um tributo à tradição minhota. De seguida, sobem ao palco dois artistas, naturais da Vila de Prado, de renome no panorama regional e nacional da música. Às 21h30, é hora de silêncio porque Margarida Rocha vai cantar o fado, numa atuação carregada de sentimento e emoção. Uma hora mais tarde sobe ao palco o sobejamente conhecido e multifacetado Miguel Oliveira, para um um concerto eletrizante, que vai cativar o público do primeiro ao último instante.
Produtos locais, cortejo de oferendas e muita música popular
No último dia, 25 de setembro, as atividades começam bem cedo, com nota de destaque para os produtores locais que vão expor e negociar os seus produtos na Feira Franca. Durante a manhã, decorre também a Missa das Colheitas, marcada para as 10h00. No período vespertino, lugar para o Cortejo de Oferendas e o Leilão das Colheitas, em que os carros com madeira, vegetais ou animais vivos, entre muitos outros, serão arrematados em leilão depois de chegarem em desfile às imediações da Igreja Nova.
A animação continua com um autêntico hino à música popular, que inicia com a atuação do Rancho Folclórico da Vila de Prado, às 19h00, e se prolonga pela tarde dentro com os cantares ao desafio de Loureiro de Barcelos e companhia. A Festa das Colheitas da Vila de Prado é organizada pela paróquia local, com o apoio da Junta de Freguesia, e insere-se na programação alargada Na Rota das Colheitas, que de agosto a novembro traz ao coração do Minho o melhor da tradição minhota.